Solenidade de descerramento da placa da sala de aula 630 será no dia 20/9 aberta a toda comunidade
Dia 20/9, às 10h30, o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizará a solenidade de descerramento da placa da sala de aula 630, em homenagem ao Prof. Dr. Júlio César Voltarelli, no Auditório do Ceaps do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP.
Voltarelli era um dos mais importantes pesquisadores em células-tronco no Brasil, integrando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular. Coordenava o Laboratório de Imunogenética e a Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da FMRP e era um dos pesquisadores principais do Centro de Terapia Celular, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).
O cientista graduou-se em Medicina (1972) e fez residência (1973-74), mestrado (1975-1978) e doutorado (1978-1981) pela FMRP. Nos Estados Unidos, fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Francisco (1985-86), no Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle (1987-88) e no Scripps Research Institute em San Diego.
Com experiência nas áreas de imunologia clínica, hematologia e hemoterapia, suas principais áreas de pesquisa eram: transplante de células-tronco hematopoiéticas para doenças autoimunes e doenças hematológicas malignas e benignas; diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas; seleção de doadores para transplantes de rins e de medulas óssea; terapia celular de doenças inflamatórias e/ou autoimunes com células-tronco mesenquimais.
Texto: Arthur Santos, estagiário sob supervisão Dr. Fisiologia, com informações da Agência Fapesp
Assessoria de Comunicação da FMRP-USP