Os departamentos de Neurologia e Ciências do Comportamento e Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP anunciam os novos membros da equipe de docentes. Os Profissionais atuarão em diferentes áreas nos departamentos. Confira abaixo:

Guillermo Andrey Ariza Traslaviña
Sua especialidade médica é na área de neurologia pediátrica e atuará na parte de graduação nos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, sendo responsável pelas disciplinas de Semiologia Neurológica (medicina), Pediatria (medicina), Neurologia Infantil para Terapia Ocupacional e Transtornos Psiquiátricos (fonoaudiologia). Traslaviña tem como principal linha de pesquisa os transtornos do neurodesenvolvimento, epidemiologia, metabolismo e genética dos distúrbios neurológicos infantis.
Carreira
Formado em Neurologia Infantil pelo HC-FMRP-USP em 2018, possui Mestrado (2008), Doutorado (2012) e Pós-Doutorado (2014) em Fisiologia pela FMRP-USP. Atuou como Professor no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 2018 a 2023. Desde 2024, é Professor Doutor no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP

Marcos Hortes Nisihara Chagas
Sua especialidade médica é na área de psiquiatria e psicogeriatria e atuará na parte de graduação nos cursos de Psiquiatria (Curso de Medicina), Psiquiatria (Curso de Terapia Ocupacional), Introdução à Comunicação com Pacientes além de receber os alunos nos serviços do HC-FMRP-USP no qual coordena o Hospital Dia Psiquiátrico e Ambulatório de Psicogeriatria. Já na pós-graduação, coordena a disciplina: Métodos de Pesquisa e Instrumentos de Avaliação em Psicogeriatria. Além disso, Chagas é orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Ciências do Comportamento da FMRP-USP desde 2016. O docente tem como principal linha de pesquisa a Psicogeriatria, Transtornos Neurocognitivos, níveis de felicidade, cognição social, empatia, serviços em saúde mental, novos tratamentos e inovação para reabilitação dos Transtornos Neurocognitvos.
Carreira
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2004), residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas – FMRP-USP (2008), especialista em Psicogeriatria (AMB/ABP) (2012), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Neurociências pela FMRP-USP. Foi professor adjunto do Departamento de Gerontologia da UFSCar (2015-2022) e orientador de mestrado e doutorado nos PPGs em Psicologia e em Gerontologia da UFSCar (2016-2023). Foi coordenador do Programa de Residência médica em Psiquiatria (2018-2023) e diretor técnico (2021-2023) do Instituto Bairral. Atualmente, é professor doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e orientador no PPG em Saúde Mental e Ciências do Comportamento da FMRP-USP.

Pedro José Tomaselli
Sua especialidade médica é na área de neurologia, com atuação na subárea de doenças neuromusculares e neurogenética e atuará na parte de graduação nas Disciplinas de Semiologia Neurológica, Sistema Nervoso, Neurologia para Fisioterapia e para Terapia Ocupacional, Neuroanatomofisiologia e terá participação no internato em medicina junto a pós-graduação na disciplina de neurociências I e II, assim como na disciplina de neurogenética. Tomaselli tem como linha de pesquisa o estudo de doenças neuromusculares geneticamente determinadas, aliando o uso de técnicas de sequenciamento de nova geração.
Carreira
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Residência médica em Neurologia, Fellow em Doenças Neuromusculares e Neuroimunologia e Residência em Neurofisiologia Clínica – Eletroneuromiografia pelo HCFMRP-USP. Mestre em Neurologia pela FMRP-USP. Dissertação sobre os aspectos clínicos e eletrofisiológicos de pacientes com forma neural pura da Hanseníase. Fellow em pesquisa clínica relacionada às neuropatias hereditárias pelo Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia do Reino Unido (Queen Square, Londres). Título de Doutor pela FMRP-USP. Tese Uso das técnicas de sequenciamento de nova geração para investigação das causas moleculares de neuropatia hereditária. International Master – Peripheral Nervous System Disorder, Universidade de Milão.

Rafael Guimarães dos Santos
Biólogo, com Mestrado em Psicologia, Doutorado em Farmacologia, e Pós-doutorado em Psicofarmacologia/Saúde Mental. Atuará na parte de graduação na área de Psiquiatria) e pós-graduação na Psicofarmacologia/Saúde Mental (Pós-graduação). Psicofarmacologia das substâncias alucinógenas.
Carreira
Possui graduação em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006), doutorado em Farmacologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (2012) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2018/2023). Atualmente é Professor Doutor no Depto. de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). É orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde Mental do Depto. de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Medicina Translacional (INCT/CNPq) e do Centro de Pesquisas em Canabinoides da FMRP-USP. É co-coordenador do Phantastica Lab (Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental Depto. de Neurociências e Ciências do Comportamento/FMRP-USP) e do Ápice (Ambulatório de Psiquiatria Inovadora e Experimental – Hospital das Clínicas da FMRP-USP).

Elvis Terci Valera
Hematologista e Oncologista Pediátrico, atuará na Graduação nas disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Semiologia Pediátrica e Internato. Valera tem como principal linha de pesquisa as alterações genéticas e moleculares no câncer infantojuvenil, e na área de Medicina de Precisão em Oncologia e Hematologia Pediátrica.
Carreira
Professor-Associado do Departamento de Puericultura e Pediatria – FMRP – USP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adoelscente (SCA) da FMRP-USP. Coordenador do Comitê de Medicina de Precisão da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). Delegado Brasieliro eleito (gestão 2024-2028) da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).

Ivan Coelho Machado
Atuará nas áreas de Pediatria e Nefrologia Pediátrica, Introdução à comunicação com pacientes, Estágio em Pediatria, Semiologia e Saúde da Criança e do Adolescente e Neurologia Infantil para Terapia Ocupacional. Machado tem como principal linha de pesquisa a Hipertensão Arterial, Proteinúria e Injúria Renal Aguda, além da análise de dados estruturados utilizando ferramentas de machine learning (inteligência artificial).
Carreira
Médico Nefrologista Pediátrico, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia em 2010, residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo em 2013. Em seguida, especializou-se em Nefrologia Pediátrica pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto em 2016. Atuou como médico assistente no HC-FMRP USP e concluiu seu Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Puericultura e Pediatria pela USP em 2020. Atualmente, é Professor Doutor no Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, chefe da divisão de Nefrologia Pediátrica. Tem interesse em análise de dados estruturados utilizando ferramentas de machine learning (inteligência artificial) e suas linhas de pesquisa incluem Hipertensão Arterial, Proteinúria e Injúria Renal Aguda.