O centro de pesquisas se dedica à promoção de cursos de difusão, aperfeiçoamento e oficinas
O Centro de Desenvolvimento e Formação Continuada em Informática Biomédica (CDFC-IBm) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP é um centro de integração e aplicação de conhecimentos na interface entre ciências da saúde e ciências exatas/tecnológicas.
Seus membros e colaboradores atuam em diferentes linhas de pesquisa em saúde digital, como, por exemplo, o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para apoio ao diagnóstico e prognóstico na radiologia, com aplicações em câncer de pulmão, modelagem de proteínas para estudo e avaliação de novos fármacos, investigação de correlações entre expressão de genes e prevalência de doenças em populações específicas, estudos para otimização de sistemas de informação em saúde e de ambientes de telessaúde/telemedicina.
Além disso, o CDFC-IBm oferece regularmente cursos de extensão universitária com foco em conhecimentos complementares aos oferecidos no currículo regular do curso de Bacharelado em Informática Biomédica. Também trabalha com grupos de estudos voltados a temas específicos, como: tecnologia mobile, tecnologia em nuvem e aplicações de inteligência artificial em temas diversos da saúde.
O Espaço IBm passou por uma revitalização entre fevereiro e julho de 2020, período em que o Bloco Didático e as salas digitais foram reformados e equipados com tecnologias de última geração. Em maio de 2024, a revitalização foi oficialmente celebrada com uma cerimônia de descerramento da placa, que contou com a presença do até então Diretor da FMRP, Prof. Dr.Rui Alberto Ferriani e o Vice-Diretor Prof. Dr. Jorge Elias Junior, e os membros gestores do CDFC: Prof. Dr. Paulo Mazzoncini, Profa. Dra. Silvana Giuliatti, Prof. Dr. Daniel Tiezzi e Dra. Kátia Suzuki.
Atualmente, o Centro de Desenvolvimento e Formação Continuada em Informática Biomédica está situado no Bloco Didático, junto ao Espaço de Informática Biomédica. Este espaço conta com quatro salas digitais projetadas para atender às demandas do ensino moderno, por meio de metodologias ativas e colaborativas. As salas estão equipadas com câmeras de monitoramento, sistemas de videoconferência, estações de trabalho com monitores de 43”, projetores, rede Wi-Fi e infraestruturas integradas.
Texto: Arthur Santos, estagiário sob supervisão da Dr. Fisiologia
Assessoria de Comunicação da FMRP-USP