Os departamentos de Ciências da Saúde e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP têm novos membros da equipe de docentes. Os Profissionais atuarão em diferentes áreas nos departamentos. Confira abaixo:

Amanda Mota Pacciulio Sposito
Terapeuta ocupacional e tem como especialidade a área de infância e adolescência e atuará na parte de graduação em Terapia Ocupacional na Infância e Adolescência, em contextos clínicos. Amanda tem como principal linha de pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Infantil Típico e Atípico; à Oncologia Pediátrica; e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Carreira
Graduada em Terapia Ocupacional pela FMRP-USP (2008). Especialização em Terapia Ocupacional Hospitalar pela FMRP-USP (2010). Mestrado (2012) e Doutorado (2018) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Pesquisadora coordenadora Laboratório de Pesquisa e Estudo em Desenvolvimento Infantil (LAPEDIN). Experiência na área de Terapia Ocupacional em infância e adolescência, com atuação clínica e pesquisas acerca do desenvolvimento infantil, avaliação, brincar, hospitalização infantil, oncologia pediátrica e Transtorno do Espectro Autista.

Fabio Veiga Ued
Sua especialidade médica é na área de Nutrição Clínica Pediátrica e atuará em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas
à área de Nutrição Materno-Infantil (saúde de gestantes, lactantes, crianças e adolescentes). Ued tem como principal linha de pesquisa a composição nutricional do leite humano.
Carreira
Nutricionista especialista em Nutrição em Pediatria pela UNICAMP. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela USP. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP/USP, na Divisão de Nutrição e Metabolismo. Coordenador do Programa de Especialização em Nutrição Hospitalar – área de Nutrição Clínica Pediátrica – do CEFOR/SES/HC-Criança/USP, Coordenador da Liga Acadêmica de Nutrição Materno-Infantil da FMRP-USP e Preceptor da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da FMRP-USP.

Gislaine Aparecida Folha
Fonoaudióloga com especialidade médica na área de Motricidade Orofacial e Fala. A docente ministra e coordena as seguintes disciplinas relacionadas à Fonoaudiologia e Motricidade Orofacial e Fala: Fonética e Fonologia; Diagnóstico e Tratamento Fonoaudiológico da Fala; Clínica em Avaliação e Diagnóstico de Linguagem e Fala II; Clínica em Avaliação e Diagnóstico de Linguagem e Fala I; Fonoaudiologia Clínica II (concentração Motricidade Orofacial); Fonoaudiologia Clínica I (concentração Motricidade Orofacial); Fonoaudiologia e Pesquisa I, Fonoaudiologia e Pesquisa II. Gislaine tem como principal linha de pesquisa a avaliação em funções orofaciais como a fala, mastigação, deglutição e respiração, além de investigar os distúrbios miofuncionais orofaciais em pacientes com apneia obstrutiva do sono.
Carreira
Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Graduada na primeira turma do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006) (FMRP-USP). Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Realizou Mobilidade Internacional na Università degli Studi di Milano (UNIMI, Milão, Itália). Mestrado e Doutorado em Ciências (2010), ambos pela FMRP-USP. Atua com a linha de pesquisa de avaliação das funções orofaciais (respiração, deglutição, mastigação e fala), bem como com o desenvolvimento de instrumentos de avaliação destas funções. Atuou como fonoaudióloga clínica e ministrando cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais, especialmente relacionados com Motricidade Orofacial, Fala e Fluência.

Mateus Ramos Amorim
Fisiologista de Órgãos e Sistemas com especialidade médica em Fisiologia Respiratória e Cardiovascular e atuará nas disciplinas de Fisiologia para os cursos de graduação e pós-graduação, com ênfase no ensino da Fisiologia do Sistema Respiratório, além de coordenar projetos de pesquisa relacionados ao controle neural da respiração e da função cardiovascular. Amorim tem como principal linha de pesquisa o estudo do controle neural da respiração e da função cardiovascular, com ênfase na compreensão dos mecanismos que regulam essas funções em condições fisiológicas e patológicas, incluindo a obesidade e doenças de aspecto inflamatório.
Carreira
Professor Doutor do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP. Tem interesse no controle neural da respiração e da circulação, com foco em condições fisiopatológicas, como a apneia obstrutiva do sono induzida por obesidade. Realizou pós-doutorado na Johns Hopkins University e na FORP-USP. Concluiu o doutorado e o mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP-USP e atuou como Research Assistant Professor na George Washington University.

Rildo Aparecido Volpini
Biólogo, com mestrado e doutorado em Ciências na área de Fisiologia e atuará na área de Fisiologia Renal, ministrando aulas nos cursos de Medicina, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional. Na pós-graduação, participará da disciplina Mecanismos de manutenção do meio interno. Volpini tem como principal linha de pesquisa a relevância translacional de abordagens renoprotetoras alternativas na doença renal experimental.
Carreira
Graduado em Biologia pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” – Ribeirão Preto/SP (1997). Realizou o mestrado (2001) e doutorado (2005) junto ao Departamento de Fisiologia pela FMRP-USP, sob a orientação da Profa. Dra. Terezila Machado Coimbra. Realizou o pós-doutorado junto à Divisão de Nefrologia da McGill University em Montreal/Canadá (2005-2006). O segundo pós-doc foi realizado junto ao Departamento de Nefrologia da FMUSP, em São Paulo/SP. Efetivado em 2009 como Pesquisador Científico junto ao Laboratório de Pesquisa Básica em Doenças Renais (LIM12) do complexo HCFMUSP. Desde março/2024 atua como Professor Doutor e sou responsável pelo laboratório de Fisiologia Renal do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP.