Encontro discutiu a evolução do novo currículo com a participação da Diretoria, a Comissão de Implantação do Novo Currículo e representantes dos Departamentos
Para atualizar e discutir a implantação do Novo Currículo do Curso de Medicina iniciada em 2023, o que já foi feito até o momento, e como essa experiência tem sido avaliada por estudantes e coordenadores, chefes departamentos e membros da Comissão de Implantação do Novo Currículo do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que conta com representantes de todos os Departamentos da FMRP, se reuniram no último dia 12.
No encontro foram detalhadas a organização e implantação das unidades curriculares do primeiro até o sexto semestres, as dificuldades que surgiram e as soluções encontradas. Também foi destacado o papel fundamental que os estudantes têm tido na qualificação da proposta, a partir das contribuições que fazem junto à Comissão, que tem quatro representantes discentes: dois do currículo novo e dois do currículo anterior.
Na apresentação, foi dado um destaque especial às inovações implementadas, como a criação do Comitê de Avaliação, do eixo de avaliação programática, que introduziu a avaliação formativa e a criação de duas semanas dedicadas exclusivamente à avaliação somativa. Além disso, foram discutidas as atividades do eixo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (DPP), salientando o uso do e-portifólio e integrando os dois eixos.
Por fim, com a participação da diretoria, foi apresentada a proposta geral para o quarto ano e a Medicina Translacional, que estão atualmente em construção, com início programado para 2026.
Diretoria FMRP-USP e Presidência da Comissão de Implantação do Novo Currículo do Curso de Medicina