O principal papel da CDH durante as denúncias é orientar o denunciante e, sobretudo, realizar o acolhimento da pessoa
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP disponibiliza formulários para denúncias de eventuais ações discriminatórias que ferem os direitos humanos e o bom convívio de sua comunidade. As denúncias podem ser realizadas de forma identificada ou anônima, neste link.
Em caso de anonimato, o denunciante não é identificado, mas é importante detalhar o possível evento com a queixa, o nome do suposto agressor, data, local e outras pessoas envolvidas. Neste caso, não há apuração do evento, mas o evento ficará registrado para poder ser utilizado em caso de denúncias futuras contra o mesmo agressor. Lembrando que não é possível acolher o denunciante devido à falta de identificação.
Já as denúncias identificadas, o CDH entrará em contato com o denunciante oferecendo o acolhimento, suporte e apresentando os possíveis caminhos para dar seguimento ao processo. Mesmo com a identificação do denunciante, o processo ocorre em sigilo total. Apenas os membros do CDH envolvidos no processo terão acesso às informações. O principal papel da CDH durante as denúncias é orientar o denunciante e, sobretudo, realizar o acolhimento da pessoa, oferecendo suporte durante o momento de fragilidade.