Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 1º de janeiro; prova será realizada em 29 de janeiro de 2024
Estão abertas, até 1º de janeiro, as inscrições para o Cursinho Popular da Medicina (CPM), oferecido pelo grupo PET-Medicina. O processo seletivo será realizado no dia 29 de janeiro de 2024 e os interessados podem se inscrever neste link. O objetivo do projeto é ajudar alunos em vulnerabilidade social a ingressarem nas principais universidades do país.
Os interessados devem ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública ou particular (com bolsa integral) e renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Além disso, 29% das vagas serão destinadas para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
A prova, com 50 perguntas de múltipla escolha, abordará questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Inglês, Biologia, Filosofia, Sociologia e Atualidades, além de uma redação. O local da prova será divulgado em breve.
O Cursinho Popular da Medicina
Em 15 anos de história, o CPM, formado por alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ajudou mais de 500 alunos a ingressarem em uma universidade. “Toda nossa equipe é composta por voluntários que se dedicam em prol desta causa educacional, retribuindo para a comunidade tudo o que a universidade nos proporciona”, destaca Laura Gabrielly Acosta Duarte, diretora do CPM.
O cursinho não tem fins lucrativos, mas cobra uma mensalidade “para estimular a frequência nas aulas”, explica Laura. Para alunos que têm entre 70 e 90% de presença, o valor é de R$ 20. Para os que têm mais de 90%, o preço cai para R$ 10. Já para os estudantes com 100% de participação, a mensalidade é gratuita.
O CPM tem como parceiro o Sistema Poliedro de Ensino, que oferece material didático, simulados e uma plataforma digital para os alunos aprimorarem seus estudos. Além disso, conta com um corpo de monitores que diariamente estão à disposição dos alunos para tirarem dúvidas e darem dicas.
Mais informações pelo Instagram do Cursinho Popular da Medicina.