No momento, você está visualizando FMRP participa do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Representantes da FMRP no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

FMRP participa do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Evento aconteceu entre os dias 20 e 23 de setembro, em Fortaleza (CE)

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP participou, neste final de semana, do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. O encontro aconteceu entre os dias 20 e 23 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com a participação de alunos de pós-graduação da FMRP, docentes do Departamento de Medicina Social, além de médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Hospital das Clínicas da FMRP.

Com o tema “Estratégia em saúde da família agora mais do que nunca”, o congresso teve como principal objetivo discutir desafios e perspectivas futuras do trabalho voltado ao Sistema Único de Saúde. Os alunos e professores da FMRP ministraram palestras e atividades científicas (confira abaixo). Além disso, a parte artística e cultural também foi destaque, com a submissão de desenhos e poemas. “Com nossas construções poéticas, inspiradas por um trabalho de resistência, resgatamos a medicina como uma arte do cuidar em todas as suas facetas”, destaca Cely Carolyne Pontes Morcerf, médica residente em MFC do HC-FMRP/USP

“Pesquisas mostram que quanto mais as pessoas podem usar Sistemas de Saúde fortemente baseados em especialistas em Atenção Primária à Saúde – como são os Médicos de Família e Comunidade – mais anos e melhor qualidade de vida elas apresentam. Assim, a criação de espaços científicos e de ensino, voltados para a Medicina de Família e Comunidade, é mais uma expressão da preocupação com a melhora da vida e da saúde das pessoas através de estratégias e métodos efetivos, validados cientificamente”, exalta João Mazzoncini de Azevedo Marques, docente da FMRP e coordenador da residência.

Professor João Marques, professora Luciane Loures dos Santos, Cely Morcerf e Cristina

Atividades científicas em Medicina de Família e Comunidade

Ao todo, os representantes da FMRP desenvolveram quatro atividades, entre oficinas e palestras. “A participação permitiu observar o desenvolvimento da especialidade no Brasil. Nas atividades, mostraram grande atenção ao aspecto clínico do cuidado e, sobretudo, ao aspecto subjetivo desse ato. Outro aspecto relevante da participação dos residentes foi o interesse manifestado pela função de preceptoria em várias atividades de formação. E, por último, de modo particular, chamou a atenção a maciça participação dos residentes nas atividades de saúde mental, o que pode ser um sinalizador para a relevância desse tema na sua formação e o impacto do sofrimento mental na prática diária”, explica Michelle Barbosa, presidente do Grupo de Trabalho Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Cely Morcef e Michelle Barbosa

A FMRP promoveu os seguintes debates:

  • Oficina de Entrevista Motivacional em Drogadição, com Cely Morcerf e o professor João Mazzoncini de Azevedo Marques – A oficina teve o apoio da professora Luciane Loures dos Santos, que contribuiu com suas experiências de atuação em MFC;
  • Mesa Redonda “Reinserção Psicossocial de Egressos de Internação Hospitalar Prolongada: Integração entre Residência Terapêutica e APS/ ESF”, idealizada por Cely Morcerf, com mediação de Michelle Barbosa e participação do professor João Marques;
  • Oficina “Saúde Mental Familiar”;
  • Oficina “Abordagem Inicial da Ideação Suicida na APS”.

Fernando de Moura Moreira, também residente em MFC do HC-FMRP/USP, ressalta que volta “com outro olhar para a minha equipe, para melhorar o atendimento com os pacientes, o contato com os alunos e com todos os membros da equipe”. Ele destaca o a importância do contato com outros profissionais da área, de diversas regiões do país, compartilhando experiências, estratégias, teorias e práticas. “Aprendemos muito sobre coisas novas, que nunca ouviríamos falar sem a participação em um evento como esse. Tudo isso enriquece muito o trabalho, a alma e a vontade de fazer o seu melhor. Para mim, particularmente, o Congresso me fez lembrar o motivo da escolha pela MFC como especialidade.