Parceria entre as unidades de medicina da Universidade de São Paulo vai realizar ações a partir de 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo
Num esforço contínuo para promover estilos de vida mais saudáveis e reduzir os efeitos nocivos da nicotina, o Ambulatório de Cessação do Tabagismo da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) lidera a campanha do Dia Nacional do Combate ao Fumo, realizada anualmente no dia 29 de agosto. O objetivo é sensibilizar e informar quanto aos perigos do consumo de nicotina por tabaco tradicional e por cigarros eletrônicos, incentivando as pessoas a deixarem de fumar.
O consumo de tabaco continua a ser uma grande preocupação de saúde pública a nível mundial, contribuindo para inúmeras doenças evitáveis e mortes prematuras. A campanha do Dia Nacional do Combate ao Fumo serve como um lembrete crucial da importância de tomar medidas contra este uso prejudicial assim como alertar amigos e familiares.
Durante a campanha do Dia Nacional do Combate ao Fumo, o Ambulatório de Cessação do Tabagismo da Divisão de Pneumologia do InCor HCFMUSP se concentrará em fornecer recursos educacionais e apoio para ajudar as pessoas a pararem de fumar. Isto inclui a sensibilização através da advertência, distribuição de materiais informativos e oferta de serviços de aconselhamento e tratamento. Ao capacitar os fumantes para fazerem mudanças positivas nas suas vidas, a campanha visa reduzir a prevalência do tabagismo e os riscos para a saúde associados.
“Acreditamos que todos merecem a oportunidade de levar uma vida saudável e sem fumo”, disse Stella Martins, Médica Assistente da Divisão de Pneumologia do Incor HC FMUSP. “Através da nossa participação na campanha do Dia Nacional Contra o Fumo, estamos empenhados em assistir e informar os indivíduos com os recursos de que necessitam para deixar de fumar e proteger o seu bem-estar.”
Além disso, o Ambulatório de Cessação do Tabagismo da Divisão de Pneumologia do InCor HCFMUSP, o Ambulatório Antitabágico da UBAs no Hospital Universitário, e as UBS – oferecem tratamento ao fumante. Ao promover parcerias fortes, a campanha pretende atingir um público mais vasto e inspirar ações coletivas contra o consumo da nicotina e disseminação de informações falsas relacionadas.
Para saber mais, acesse nossas redes sociais e escute nosso podcast no QR Code abaixo.
Ações em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a Divisão de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP vai promover uma roda de conversa sobre tabagismo e formas de consumo. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 29, a partir de 12h, no Bloco Didático da unidade.
Vale ressaltar que em Ribeirão Preto, os atendimentos são realizados nos seguintes locais:
- NGA-59 Atendimento: quarta-feira das 08h às 12h. Agendamento: procurar pessoalmente balcão da pneumologia no NGA de segunda a sexta das 08h às 16h.
- CRE Central Atendimento: segunda à quinta-feira das 13h às 17h. Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção de segunda à sexta das 08h às 16h.
- CSE Sumarezinho (Cuiabá) Atendimento: terça-feira a partir das 15h. Agendamento: procurar pessoalmente a equipe de enfermagem da sala 30.
- CEREST Atendimento: quarta-feira das 13h às 16h. Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção de segunda à sexta das 08h às 16h.
- CAPS III – Rua Pará, 1,280 Atendimento: segunda à sexta-feira das 16h às 19h. Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção.
- Para usuários das respectivas áreas de abrangência: USF Núcelo 2; USF Núcleo 5; USF Núcleo 6; USF Jardim Marchesi; USF Maria Casagrande; UBS Vila Tibério; CSE Vila Tibério; e USF Jardim Paulo Gomes.