O VI Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose e III Simpósio Internacional de Toxoplasmose acontecerá em Brasília, no mês de outubro
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP estará representada no Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose (SIMBRATOX – sexta edição) e Simpósio Internacional de Toxoplasmose (SINTOX – terceira edição), que será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro. O professor Geraldo Duarte, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP, fará a palestra de abertura do evento, enquanto Cristina Gardonyi Carvalheiro, docente do Departamento de Puericultura e Pediatria, é membro da Comissão Organizadora.
Nesta edição, o evento, promovido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA MS), terá como tema “15 anos da Carta de Búzios – Integração entre ciência e saúde pública: como evoluímos“, e será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais no Museu Nacional da República e Biblioteca Nacional, em Brasília, e on-line.
Trabalhos científicos
Durante o simpósio, acadêmicos e profissionais de saúde poderão apresentar seus trabalhos científicos inéditos (resumidos). Serão aceitas pesquisas sobre as seguintes áreas: Biologia Celular e Molecular; Epidemiologia (humana e animal); Patologia (humana e animal); Saúde Única (humana, animal e ambiental); Educação e serviços de saúde; Clínica e diagnóstico (toxoplasmose humana e animal); Vacinas e quimioterapia.
Serão também aceitos resumos de extensão nas áreas temáticas do ForProex: Comunicação; Cultura; Direitos humanos e justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e produção; Trabalho. Acesse o site e confira o edital.
Atividades artísticas e culturais
Nesta edição, os congressistas poderão participar das atividades artísticas e culturais que serão divulgadas na II Mostra Cultural SIMBRATOX/SINTOX, na exposição “Arte Contagiosa: Explorando as Facetas do Toxoplasma”, na Biblioteca Nacional de Brasília. As atividades contemplarão três categorias: Registros Fotográficos; Poemas/Cordéis; e Artes Plásticas.
Segundo a organização, o objetivo da inclusão dessas atividades no evento é colaborar para reflexões e discussões sobre a reaproximação entre a Ciência e a Arte. Para acessar o edital de submissão de trabalhos culturais, clique aqui.