Na correria do cotidiano acadêmico quase sempre esquecemos de lembrar e ressaltar todas as colaborações que recebemos. Nesse sentido, essa mensagem tem por objetivo reconhecer e agradecer ao Prof. Pierre Pluye da Faculdade de Medicina da McGill University, Canadá, por suas colaborações com acadêmicos do Brasil.
É importante destacar que o Prof. Pluye tem se empenhado em pesquisar a problemática da disseminação da informação no contexto da saúde, seja para profissionais de saúde, seja para pacientes, seus familiares e população. Igualmente, ao longo de sua carreira desenvolveu métodos de pesquisa e instrumentos relevantes para coleta de dados e análise crítica da literatura e os disseminou para diversos países.
Uma peculiaridade do Prof. Pluye é a sua capacidade de inovação, sempre desenvolvendo projetos baseados em evidência e empregando as melhores tecnologias disponíveis na contemporaneidade.

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o Prof. Pluye nos deu a honra de ministrar um curso sobre o uso de métodos mistos em dezembro de 2012 para docentes e pós-graduandos do Brasil. Desse curso derivaram múltiplos projetos brasileiros empregando as abordagens aprendidas e muitos artigos se multiplicaram sobre o assunto a partir de então.
Hoje, chegamos ao momento de parar, reconhecer e agradecer ao Prof. Pluye pela dedicação ao seu ofício de pesquisar e compartilhar conhecimentos. Quem tem um amigo, tem tudo. Ao sermos seus amigos tivemos acesso a todo o seu conhecimento de forma presencial, por meio de seus textos ou por meio de projetos em colaboração. Somos gratos.
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão (FMRP-USP)
Prof. Dr. Valdes Bolella (FMRP-USP)
Prof. Dr. Fabio Carmona (FMRP-USP)
Prof. Dr. Bruno Gualano (FM-USP)
Prof. Dr. Ivan Luiz Marques Ricarte (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Profa. Dra. Laura Matsuda (Universidade Estadual de Maringá – UEM)

Para saber mais:
PLUYE, PIERRE ; EL SHERIF, REEM ; GRANIKOV, VERA ; HONG, QUAN NHA ; VEDEL, ISABELLE ; Galvao, Maria Cristiane Barbosa ; FRATI, FRANCESCA E.Y. ; DESROCHES, SOPHIE ; REPCHINSKY, CAROL ; RIHOUX, BENOÎT ; LÉGARÉ, FRANCE ; BURNAND, BERNARD ; BUJOLD, MATHIEU ; GRAD, ROLAND . Health outcomes of online consumer health information: A systematic mixed studies review with framework synthesis. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 00, p. 1-17, 2019.
GALVÃO, M. C. B; CARMONA, F.; GRAD, R, PLUYE, P; RICARTE, I.L.M Disseminating health evidence summaries to increase evidence use in health care. Revista de Saúde Pública, v. 52, p. 57, 2018. DOI 10.11606/S1518-8787.2018052000418. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145987. Acesso em: 20 jun. 2023.
OLIVEIRA, J. L. C. de ., MAGALHÃES, A. M. M. de ., & MISUEMATSUDA, L..Métodos mistos na pesquisa de enfermagem.Texto & Contexto – Enfermagem, v.27, n.2, e0560017, 2018. https://doi.org/10.1590/0104-070720180000560017 Acesso em: 20 jun. 2023.
PLUYE, Pierre, GRAD, Roland, BARLOW, Julie. Look it up!: what patients, doctors, nurses, and pharmacists need to know about the Internet and primary health care. Montreal; Kingston; London; Chicago: McGill-Queen’s University Press, 2017.
GALVÃO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em: 20 jun. 2023.
GALVAO, MCB, RICARTE, ILM, GRAD, RM, PLUYE, P. The Clinical Relevance of Information Index (CRII): assessing the relevance of health information to the clinical practice. Health Info Libr J. 2013 Jun;30(2):110-20. doi: 10.1111/hir.12021. Epub 2013 Apr 2. PMID: 23692452 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hir.12021 Acesso em: 20 jun. 2023.