No momento, você está visualizando Encontro de Iniciação Científica Júnior do Departamento de Oftalmologia,  Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Foto: Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço

Encontro de Iniciação Científica Júnior do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Na segunda-feira, 12/12, aconteceu no Laboratório de Fisiopatologia da Audição, Olfato e Visão (casa 19), um encontro de estagiários e ex-estagiários do programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq. O programa é uma parceria, desde 2015, do professor Dr. Eduardo Melani Rocha, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com a professora Lucelaine Reato da Escola Estadual Professor Alcides Corrêa, que permite alunos do Ensino Médio da rede pública a, realizarem estágios de um ano como bolsistas do CNPq, com oportunidade de ter suas primeiras experiências com a ciência, a pesquisa e a Universidade.

O objetivo do evento foi reunir os estudantes dos projetos atual e anteriores para compartilharem suas experiências e impressões a respeito do estágio e dos caminhos acadêmico e profissional que estão trilhando. Todos os que estiveram presentes relataram a importância da oportunidade para suas escolhas de estudos e carreira, mesmo aqueles que não seguiram ou pretendem seguir na área da saúde. Dentre os 18 alunos e alunas que já integraram o programa neste laboratório, atualmente há quem esteja se preparando para o vestibular, cursando ou concluindo a graduação, e até mesmo ingressando na pós-graduação.

O evento contou ainda com a presença da professora Dra. Fabiana Cardoso Pereira Valera, chefe do departamento, e da equipe de técnicos do laboratório que auxiliam nas atividades dos estagiários. Também estiveram presentes a professora de Biologia Lucelaine Reato e a diretora Rose Neide dos Santos, ambas da E.E. Prof. Alcides Corrêa, escola de origem da maioria dos estagiários. Para os profissionais que participam de alguma maneira do programa e acompanham os estudantes, foi uma satisfação muito grande reencontrá-los e saber de suas expectativas e conquistas, além de um grande estímulo para aqueles que ainda cursam o Ensino Médio.

Para coroar a celebração, os estudantes e o prof. Eduardo realizaram um plantio de árvores frutíferas na área externa do laboratório, que será uma bela e simbólica lembrança dessa etapa. A expectativa é receber novos estagiários de Iniciação Científica Júnior a cada ano, ampliar o alcance do programa dentro do departamento, e continuar contribuindo para a formação dessas pessoas e profissionais.

Confira as imagens: