You are currently viewing Pesquisadores da FMRP estão no ranking mundial dos cientistas mais influentes
Foto de Documentação Científica

Pesquisadores da FMRP estão no ranking mundial dos cientistas mais influentes

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP estão entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo de acordo com a Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, que é uma lista de classificação dos cientistas nas respectivas áreas de atuação.

Divulgado no dia 10 de outubro pela editora Elsevier, o estudo é elaborado anualmente por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) e analisa a influência dos cientistas a partir da Scopus – a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares – a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.

Os cientistas são classificados em 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas.

A seleção final engloba os 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Os resultados são apresentados em duas categorias: Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira. A lista de 2021 é composta de um total de 200.409 cientistas.

Na categoria Impacto no ano de 2021, 1.212 pesquisadores brasileiros foram classificados, sendo 247 da USP, a instituição com maior número de cientistas na lista. A Unicamp teve 87 pesquisadores mencionados e a Unesp, 66.

No ano passado, a USP teve 230 pesquisadores classificados e, em 2020, foram 158. Acesse aqui a lista completa, por área, dos 247 pesquisadores da USP mais influentes em 2021.

  • Lista dos pesquisadores da FMRP mais influentes em 2021 por ordem alfabética:

Alline Cristina de Campos
Antonio Waldo Zuardi
Dario Simões Zamboni
Fernando de Queiroz Cunha
Francisco Silveira Guimaraes
Jaime Eduardo Cecilio Hallak
Jeremy Andrew Squire
João Marcello Fortes Furtado
José Alexandre de Souza Crippa
José Antonio Marin-Neto
José Carlos Farias Alves Filho
Klaus Hartmann Hartfelder
Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Norberto Garcia Cairasco
Roberto Martinez
Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues
Rafael Guimarães dos Santos
Sérgio Henrique Ferreira
Thiago Mattar Cunha

Com informações de Erika Yamamoto do Jornal da USP