No momento, você está visualizando Camilo André Xavier é eleito para a Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e ex-docentes da FMRP nomeiam cadeiras
Documentação Científica

Camilo André Xavier é eleito para a Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e ex-docentes da FMRP nomeiam cadeiras

O médico Camilo André Xavier, professor aposentado do Departamento de Ortopedia e Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, foi efeito para ocupar a cadeira de número 14 da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (ABOT), que foi fundada no dia 29 de setembro.

A cadeira ocupada por Xavier recebe o nome do ex-docente José Marcondes de Souza e fundador do Departamento, que incialmente foi chamado de Ortopedia e Traumatologia em abril de 1958 na criação. Além disso, a cadeira de número 45 tem como patrono o ex-professor Cleber Antonio Jansen Paccola.

“O nosso departamento tradicionalmente teve uma participação muito ativa no cenário da ortopedia nacional e o reconhecimento dessa participação ativa foi agora celebrado com a criação ABOT, sendo motivo de honra e orgulho para nossa comunidade”, afirma o professor Helton Defino da FMRP.

Sobre o professor Camilo André Xavier

Graduado em Medicina em 1952, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o professor Xavier ingressou na FMRP em 1960 com atuação como cirurgião, pesquisador e docente na área de ortopedia e traumatologia, trançando uma carreira intimamente ligada com o avanço do Departamento de Ortopedia e Traumatologia por quase 40 anos com forte dedicação ao estudo das doenças do quadril.

“O período de atuação dentro da Unidade foi muito proveitoso do ponto de vista da minha capacitação profissional e da universidade, porque nós conseguimos ao longo do tempo montar um esquema de trabalho que resultou numa formação de um grupo de docentes que é representa um verdadeiro lucro de não só de formação como de atuação dentro da ortopedia nacional, além da pesquisa e da assistência”, afirma.

Durante a trajetória, o professor foi chefe do Departamento, responsável pelo Curso de Pós-Graduação da área de Bioengenharia e Ortopedia e atuou como visitante nos Estados Unidos, França e Portugal. Além disso, foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) entre 1985 a 1986.

Sobre o professor José Marcondes de Souza

Fundador do Departamento, o médico José Marcondes de Souza formou-se em 1941 pela Faculdade de Medicina de São Paulo (FMSP) e teve como referência o trabalho da escola inglesa de ortopedia após retornar da Universidade de Oxford sob orientação do professor espanhol José Trueta.

Sobre o professor Cleber Antonio Jansen Paccola

Graduado em Medicina em 1972 pela FMRP, Paccola foi professor do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Unidade, que atualmente é chamado de Departamento de Ortopedia e Anestesiologia, e faleceu prematuramente em 2011.

Durante a trajetória, o médico e professor concluiu o mestrado em 1984 e o doutorado em 1987 com pesquisas e assistência em resistência mecânica, ligamento cruzado anterior, natação, placas ósseas e joelho. Entre os destaques está para as cirurgias do trauma e do joelho com introdução de técnicas modernas de osteossíntese no Departamento e em nível nacional após estágio no serviço do professor Tscherne em Hannover na Alemanha.