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Marcos Santos/USP Imagens

28/9 – Lançamento do livro “Ensino público com bons resultados”

O centro de pesquisas Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promovem no dia 28 de setembro, a partir das 15h, no Espaço de Eventos do IEA-RP, o lançamento do livro “Ensino público com bons resultados”.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site: https://sites.usp.br/iearp/livro-discute-bons-exemplos-no-ensino-publico-brasileiro

Haverá envio de certificado aos presentes.

O evento contará com dois painéis. No primeiro, o professor da PUC Campinas Adolfo Calderón, o diretor da Fundação Santillana no Brasil, André Lázaro, a gerente de comunicação do Iede, Lecticia Maggi, e a colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da USP Roberta Biondi debatem o conteúdo e a produção do livro. A moderação é do diretor-fundador do Iede, Ernesto Faria.

O segundo painel marca o lançamento do documentário “Esquecidos: Crise nos Anos Finais do Ensino Fundamental”, produzido pelo Lepes. Após a exibição, a diretora do documentário, Aline Carvalho, e a colaboradora do Lepes Mayra Antonelli Ponti discutem os principais pontos dele.

Sobre o livro

“Ensino público com bons resultados” foi produzido pelo Iede em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna e teve o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. O livro discute os bons exemplos educacionais de redes de ensino brasileiras, apresentando as estratégias e práticas desses Estados e municípios que se destacam na condução da educação.

Os pesquisadores do Iede analisaram dados de mais de mil redes de ensino em todo o Brasil e conversaram com professores, alunos, pais, diretores escolares e secretários de Educação. Eles concluíram que não é apenas um fator, mas uma combinação de vários deles que levam a exemplos bem-sucedidos. Esses elementos são analisados nesta obra a partir de cinco eixos: políticas para professores, avaliação e monitoramento da aprendizagem, atuação estrutural da secretaria de Educação, currículo e material didático.

Por: João Henrique Rafael – IEA Polo Ribeirão Preto da USP