No momento, você está visualizando Comissão de Direitos Humanos da FMRP realiza capacitação para a entidade estudantil esportiva AAARL

Comissão de Direitos Humanos da FMRP realiza capacitação para a entidade estudantil esportiva AAARL

A Comissão de Direitos Humanos da FMRP promoveu uma capacitação no dia 24 de agosto após solicitação da Associação Acadêmica Atlética Rocha Lima (AAARL), entidade estudantil esportiva do curso de Medicina da FMRP. O encontro abordou o contexto das competições esportivas entre estudantes universitários e formas de prevenção de situações de assédio e/ou violência para 17 estudantes membros da AAARL,  estudante membra do Coletivo Feminista e do Centro Acadêmico do curso de Medicina da FMRP, além de membras e membro da CDH: as servidoras técnicas Elke Tiegui Baldo e Gisele Curi de Barros, a representante discente Alexia Viegas Georg, e o servidor técnico Daoud Elias Hibraim Filho.

Os estudantes acompanharam a live “Violência baseada em gênero na universidade: a violência sexual em destaque”, transmitida pelo canal do CDDE (Centro de Desenvolvimento Docente) e promovida pela CDH. Em seguida, a professora Silvana Maria Quintana do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP organizou uma discussão mediada em torno do assédio sexual e outras formas de violências e imposições durante competições esportivas. Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas a partir de exemplos práticos, dialogar sobre formas de prevenção e apoio em rede, bem como sobre a responsabilidade que instituições como a AAARL devem ter, relacionada ao papel dos estudantes em combater qualquer forma de violência e de violação de direitos humanos.

“A CDH tem investido cada vez mais em prevenção e promoção de uma cultura de paz e preservação dos direitos humanos. Fomentar espaços de diálogo, como este da Capacitação que foi realizada, aproxima a comunidade acadêmica da Comissão e contribui para que o tema seja refletido e discutido, e formas de prevenção sejam pensadas e construídas coletivamente” relata Gisele Curi de Barros, membra da CDH.

Sobre a CDH

A Diretoria da FMRP criou a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Unidade em agosto de 2016 com o objetivo de criar um ambiente plural e de respeito. Entre as atividades está a busca por nortear as relações humanas em um ambiente diverso e respeitoso e combater a violência interpessoal, discriminação de gênero, raça, cor, etnia, religião, idade, classe social, orientação sexual e identidade de gênero, entre outras.

O grupo é formado por docentes, funcionários, pós-graduandos e graduandos que atuam com ética e sigilo no acolhimento de queixas de violações de direitos, que podem ser anônimas ou identificadas. Além disso, eles orientam o encaminhamento os casos para atendimento na área da saúde ou dos direitos junto à Diretoria e outras instâncias da USP, como a Comissão de Violência Contra Mulheres e Gêneros do Campus (CAV Mulheres USP-RP); o Escritório USP-Mulheres e a Rede Não Cala de Professoras da USP.

Mais informações: direitoshumanos@fmrp.usp.br ou no site da CDH neste link

Por: Gisele Curi de Barros