No momento, você está visualizando 13/9 a 13/12 – II Série Encontros de Cultura e Saúde
Foto: Pexels

13/9 a 13/12 – II Série Encontros de Cultura e Saúde

O diálogo “As Narrativas para além das Palavras – Comunicação dos Fatos e dos Afetos” será tema da segunda edição da Série Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades, no dia 13 de setembro (terça-feira). Um encontro online reunirá a experiência de educadoras da saúde para discutir novas perspectivas de ensino na área da saúde e ampliar o diálogo com áreas como Antropologia e Sociologia. Sylvia Porto e Fátima Geovanini compartilharão experiências sobre a importância das emoções e afetos na construção da relação entre profissionais de saúde e os cidadãos. Luciana de Andrade e Ana Luísa Mallet serão debatedoras.

Sylvia Porto discutirá a inclusão dos valores humanos nas relações entre profissionais de saúde e pacientes. Segundo a médica, é importante equilibrar aspectos humanísticos ao saber biomédico no período de formação. Sylvia defende que os professores precisam incluir valores humanos nas suas aulas, para estimular a empatia entre os futuros profissionais e os seus pacientes. Ela sugere as narrativas, por meio das histórias dos professores, como uma das formas dessa aproximação entre o ambiente do ensino e as pessoas. “Quando contamos narrativas, apontamos sentimentos, percepções e aspectos afetivos que conseguem ajudar no relato do adoecimento e na busca por saúde”, explicou.

Fátima Giovanni apresentará as contribuições da medicina narrativa na comunicação entre profissionais e pacientes. A psicanalista defende uma escuta ampliada, na qual os profissionais em formação aprendem a desenvolver vínculos com seus pacientes, a partir do registro e interpretação de fatos e afetos narrados. Segundo Fátima, esse percurso estimulará o estabelecimento de elos entre os profissionais e pacientes, que podem contribuir na definição de diagnóstico e na adesão ao tratamento.

Esta atividade reforça o que foi discutido sobre humanização, em agosto, neste projeto. “As narrativas não se resumem à simples escuta, mas a uma ampliação do significado do encontro entre profissional de saúde e paciente”, diz a Tânia Valente, coordenadora do LIEPAS/UNIRIO.

ENCONTROS ONLINE – A série é promovida pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde (LIEPAS), do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO, e tem apoio do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e da Conexão e Inovação Pública no Rio de Janeiro. Os encontros ocorrerão no formato online, uma terça-feira por mês, às 16 horas. Haverá transmissão em tempo real no canal Encontros de Cultura e Saúde, no YouTube (https://youtube.com/c/EncontrosCulturaeSaude). Eles serão abertos aos cidadãos, que poderão interagir por meio de colaborações durante os diálogos. Até outubro as questões e comentários serão feitas por meio do e-mail encontrosculturaesaude@gmail.com, em atenção à legislação do período eleitoral. Os participantes que estiverem inscritos e solicitarem, receberão certificados. Confira a agenda dos encontros e inscreva-se no canal para participar.

Agenda da II Série Encontros de Cultura e Saúde

  • 13/09/2022 – As Narrativas para além das Palavras- Comunicação dos Fatos e dos Afetos.

Participantes: Fátima Geovanini, Luciana Andrade, Sylvia Porto e Ana Luiza Mallet.

Link: https://youtu.be/KAhNXS4GJ8g

Debatedoras:

Luciana de Paula Lima e Schmidt de Andrade

Mestre e doutora em Ciências Biológicas/UFRJ. Professora dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Estácio de Sá/UNESA.

Ana Luísa Rocha Mallet

Médica, cardiologista do Hospital Federal de Bonsucesso. Mestre e doutora em Cardiologia.

Participante do grupo NarrHarte de Medicina Narrativa

  • 04/10/2022 – Divulgação Científica como Instrumento para Promoção da Saúde Pública

Participantes: Taiane de Oliveira, Hully Falcão e Pâmela Pinto.

Link: https://youtu.be/agU9I-5JL3c

  • 08/11/2022 – Plantas Medicinais e a Importância da Integração dos Saberes

Participantes: Viviane Kruel, Yara Britto e Tânia Valente.

Link: https://youtu.be/O1CY8kwRyMU

  • 02/12/2022 – Reflexões sobre o Apartaide Brasileiro.

Participantes: Júlio Tavares, Osmundo Pinho e Thamires Gonçalves.

Link: https://youtu.be/zjevmEMqdbI

  • 13/12/2022 – Saúde e População Indígena

Participantes: Felipe Tuxá, Edilaise Tuxá e Danielle do Valle.

Link: https://youtu.be/gkg6jp4OlW8