No momento, você está visualizando Professor Marco Antonio Barbieri é nome de prêmio da Associação DOHaD Brasil

Professor Marco Antonio Barbieri é nome de prêmio da Associação DOHaD Brasil

A Associação DOHaD Brasil (Associação Brasileira das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença Brasil) lançou o prêmio Professor Marco Antônio Barbieri, que é docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A honraria é concedida para os três melhores trabalhos apresentados nos congressos anuais da Associação.

A primeira edição foi realizada entre 6 e 9 de agosto durante o evento XXXVI Reunião Anual da FESBE, LVII Congresso Anual da SBFIS e I Congresso DOHaD Brasil “O nome do professor Barbieri foi aclamado pela diretoria da Associação DOHaD Brasil. Além disso foi eleito, por unanimidade, membro honorário da Associação DOHaD Brasil, em assembleia ocorrida no dia 7 de agosto”, conta Patrícia Aline Boer, presidente da Associação.

De acordo com Patrícia, as contribuições em pesquisas na área de investigação dos fatores adversos tanto na pré-concepção quanto no desenvolvimento embrionário, fetal e pós-natal. “Em 1973 o professor Barbieri publicou um artigo sobre o crescimento de crianças de 0 a 1 ano de vida, nascidas com baixo peso no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Desta forma foi o primeiro brasileiro a publicar na área DOHaD e, desde então, publicou cerca de 230 artigos”, conta Patrícia.

Sobre o professor Barbieri

O professor Marco Antonio Barbieri formou-se em Medicina em 1967 e em Pediatria na residência em 1969. Além disso, completou o Mestrado Master em 1973, Doutorado em Pediatria em 1975, foi fellow em Pediatria Social no Centre international de l’Enfance em Paris na França com a professora Natalie Masse em 1971 e fez estágio de pós-doutorado no Institute of Child Health em Londres no Reino Unido com o professor J. M. Tanner.

Durante a trajetória, o médico foi coordenador do primeiro estudo de coorte de nascimentos no Brasil em 1978 e em 1979 e continuou envolvido nos estudos de coortes realizados em Ribeirão Preto (SP) e São Luís (MA). Além de coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) no Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP; e outros estudos que buscam estudar novos fatores etiológicos do nascimento pré-termo e da saúde perinatal, o crescimento e desenvolvimento infantil a partir do segundo ano de vida e temas relacionados a precursores das doenças crônicas do adulto, composição corporal e obesidade, capital humano e saúde mental.