Nos últimos anos, a educação superior pública Brasileira vem sofrendo duros ataques: do corte de verbas à calúnia, não são poucas as formas pelas quais tais ofensas são proferidas, inclusive por instâncias governamentais, o que se apresenta como algo contraditório, visto que a própria Constituição Federal da República Federativa do Brasil, em seu artigo 205 estabelece que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”. Esses ataques chegam ao seu ápice quando propostas para a cobrança de mensalidade em universidade públicas chegam a ser consideradas plausíveis por alguns congressistas.
Além dos ataques à educação, principalmente com o advento da pandemia do novo SARS-CoV-2, no começo de 2020, duros ataques ao Sistema Único de Saúde, dentre os quais chegou-se a ver políticas públicas anti-vacina e anti-ciência sendo divulgadas em órgãos público oficiais de comunicação. Para além disso, viu também um Conselho Federal de Medicina apático e conivente com os ocorridos, o que revela uma conivência inclusive daqueles que deveriam zelar pelo bem estar dessa profissão.
Nesse sentido, o Fórum de Ensino de 2022 propõe-se a abordar a Precarização da Medicina com enfoque em três temáticas: (1) Privatização do ensino e saúde públicos no Brasil, (2) Mercantilização da Medicina e (3) Desumanização da Medicina. Tal abordagem foi pensada para ser feita por meio de três palestras: (1) O papel das redes sociais na precarização da medicina, (2) A lógica neoliberal e a mercantilização da medicina e (3) A relação médico-paciente nos tempos atuais.
Objetivos: Trazer à tona a temática da Precarização da Medicina por meio de três palestras expositivas e interativas ministradas presencialmente. Dialogar com a comunidade acadêmica, bem como incitar o debate, acerca do processo de sucateamento tanto do ensino superior público brasileiro quanto da profissão de médico.
CRONOGRAMA – TARDE
Palestras de abertura: 14:00 – 15:40. Máximo de 1 hora e 40 minutos
1) 14:00 h – Introdução e abertura (15 minutos)
a) Abertura da Diretoria do Departamento de Ensino do CARL;
b) Explicar os objetivos do Fórum, cronograma do dia e avisos.
2) 14:15 h – (Título: “Humildade cultural no contexto da formação e do cuidado em saúde”) – Palestra do Prof. Dr. Valdes Roberto Bolella (45 minutos)
a) Contemplará o eixo temático “Desumanização da Medicina”;
b) Após o final da palestra, haverá um breve tempo para dúvidas dos presentes.
3) 15:10 h – (Título: “Medicina em tempos de redes sociais”) – Palestra do Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa (45 minutos)
a) Contemplará o eixo temático “Mercantilização da Medicina”;
b) Após o final da palestra, haverá um breve tempo para dúvidas dos presentes.
4) 16:05 h – (Título: “Relação entre universidade, hospitais de ensino e políticas públicas de saúde”) – Palestra do Prof. Dr. José Sebastião dos Santos (45 minutos)
a) Contemplará o eixo temático “Privatização do ensino e saúde públicos no Brasil”;
b) Após o final da palestra, haverá um breve tempo para dúvidas dos presentes.
As palestras de abertura, bem como todo o evento, serão realizadas no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP-USP. A presença dos integrantes poderá ser computada por meio de um QR
CODE a ser exibido em diapositivo/slide para todo o público presente. Ao apontar a câmera do celular para o QR CODE, o participante será direcionado para um formulário de presença, o qual deverá ser preenchido. Planeja-se realizar o encerramento do evento, bem como a exibição do QR CODE, após a realização das palestras. Espera-se, com isso, haver menos evasão de convidados, que ficarão para participar do evento como um todo.
Finalização: 17:00 – 17:15. Máximo de 15 minutos
Após as três palestras, ocorrerá o encerramento do evento, a coleta das presenças via QR CODE e, finalmente, a disponibilização do Coffee Break.
1) 17:00 h – Encerramento e coleta de presenças
a) Encerramento da Diretoria do Departamento de Ensino do CARL, agradecimentos e considerações finais;
b) Disponibilização do QR CODE em um diapositivo exibido no Espaço de Eventos;
c) Informações sobre, e início do, Coffee Break na ante sala do Espaço de Eventos.
Por: Departamento de Ensino do CARL