No último sábado, 6 de agosto, foi realizada a primeira cirurgia para separação das gêmeas siamesas unidas pela cabeça, Allana e Mariah, no Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP). O procedimento, que foi minunciosamente planejado e preparado durante meses pela equipe multidisciplinar que acompanha as crianças desde a gravidez da mãe, contou com 40 profissionais entre médicos, enfermagem e pessoal de apoio. O Hospital informa ainda que as gêmeas já estão acordadas, respondendo bem, e seguem para cuidados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
O caso está sendo conduzido pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, sob o comando dos professores Helio Rubens Machado, Marcelo Volpon, Jayme Farina Junior e Pedro Soler Coltro
O professor Hélio Machado, coordenador da equipe, ressalta a importância do Dr. James Goodrich, que faleceu em 2020 vítima da covid-19 e que é o principal especialista em separação de siameses craniópagos do mundo e autor de artigos científicos que avançaram as técnicas usadas nesse tipo de cirurgia. “A figura humana, sensível, incansável, atencioso e atento a todos os detalhes que tornaram possível a execução de um procedimento impar e complexo”, afirma o professor Machado.
Durante todo o ano de 2018, Dr. Goodrich participou do planejamento e execução da cirurgia de separação das gêmeas craniópagas Maria Ysabelly e Maria Ysadora no HC, aplicando uma técnica totalmente inovadora que ele próprio aprimorou e que permitiu que as crianças sobrevivessem em boas condições.



Com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP