No momento, você está visualizando HCFMRP realiza primeira cirurgia de separação de novo caso de gêmeas unidas pela cabeça
Assessoria de Imprensa do HCFMRP

HCFMRP realiza primeira cirurgia de separação de novo caso de gêmeas unidas pela cabeça

No último sábado, 6 de agosto, foi realizada a primeira cirurgia para separação das gêmeas siamesas unidas pela cabeça, Allana e Mariah, no Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP). O procedimento, que foi minunciosamente planejado e preparado durante meses pela equipe multidisciplinar que acompanha as crianças desde a gravidez da mãe, contou com 40 profissionais entre médicos, enfermagem e pessoal de apoio. O Hospital informa ainda que as gêmeas já estão acordadas, respondendo bem, e seguem para cuidados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

O caso está sendo conduzido pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, sob o comando dos professores Helio Rubens Machado, Marcelo Volpon, Jayme Farina Junior e Pedro Soler Coltro

O professor Hélio Machado, coordenador da equipe, ressalta a importância do Dr. James Goodrich, que faleceu em 2020 vítima da covid-19 e que é o principal especialista em separação de siameses craniópagos do mundo e autor de artigos científicos que avançaram as técnicas usadas nesse tipo de cirurgia. “A figura humana, sensível, incansável, atencioso e atento a todos os detalhes que tornaram possível a execução de um procedimento impar e complexo”, afirma o professor Machado.

Durante todo o ano de 2018, Dr. Goodrich participou do planejamento e execução da cirurgia de separação das gêmeas craniópagas Maria Ysabelly e Maria Ysadora no HC, aplicando uma técnica totalmente inovadora que ele próprio aprimorou e que permitiu que as crianças sobrevivessem em boas condições.

Assessoria de Imprensa do HCFMRP
Assessoria de Imprensa do HCFMRP
Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP