O profissional da área da saúde está submetido a um constante estresse, agravado pela situação da pandemia pelo SARS-CoV-2 e pelo aumento de pacientes com transtornos mentais, incluindo depressão e comportamento autodestrutivo. Nesse contexto, o próprio profissional se vê afetado e limitado em sua ação de auxílio ao paciente.
A Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, abordagem orientada ao sentido da vida, é comprovadamente uma forma efetiva de promoção da saúde, prevenção de distúrbios físicos e mentais e tratamento, possibilitando ao profissional responder aos seus próprios anseios e à demanda crescente de pessoas com o sentimento de vazio existencial por falta de percepção do sentido da vida.
O objetivo deste curso é promover um maior entendimento sobre a Antropologia Médica em Frankl; sobre o vazio existencial e sua repercussão na saúde; sobre a personalidade e o desenvolvimento humano; sobre o sentido da vida; sobre a aplicação da Logoterapia e Análise Existencial à área da saúde; e sobre a Espiritualidade e a finitude humana, bem como da busca da pessoa humana por um sentido último, e assim, contribuir para o trabalho na área da saúde de forma integral.
Sabemos da premência e relevância destes temas, tanto para quem é cuidado como para quem cuida, como comprovado por vários estudos científicos recentes. Por isso, encaminhamos o convite deste curso para esta reconhecida instituição, solicitando que divulguem para os profissionais que aí trabalham.
Maiores informações no link: http://
Por: Marina Lemos Silveira Freitas, coordenadora do curso