You are currently viewing Evento marca final do projeto “Avaliação da Competência Profissional – O Próximo Passo”

Evento marca final do projeto “Avaliação da Competência Profissional – O Próximo Passo”

O evento final do projeto “Avaliação da Competência Profissional – O Próximo Passo” contemplado no edital Latin America Grants 2020-2022 com financiamento do National Board of Medical Examiners aconteceu no dia 01/06/22 na Pousada Santa Rita em Ribeirão Preto organizado pelas Profas Mariana Kiomy Osako e Elen Almeida Romão da FMRP-USP.

O principal objetivo deste projeto foi criar e implantar a avaliação institucional das competências profissionais dos estudantes em formação nos 17 cursos da área da saúde da FMRP, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Para isso, foram oferecidas oito oficinas de capacitação docente específicas para a avaliação do domínio cognitivo, habilidades e atitudinal pelo CDDE, além de consultorias para a elaboração das avaliações.

Participaram do evento 59 docentes das três instituições, com apresentações dos resultados das avaliações realizadas e o impacto nos alunos, docentes e na instituição como um todo. Na FMRP, por exemplo, a avaliação do domínio cognitivo referente às ciências biomédicas básicas já está na sua segunda edição. As avaliações do domínio das habilidades estão em andamento nos diferentes cursos, como no curso de Medicina onde cerca de 200 estudantes do 5º e 6º ano medicina foram avaliados, em 2021, quanto ao seu desempenho nas competências clínicas fundamentais através do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) que teve 8 estações com 5 réplicas, totalizando 40 salas de OSCE, uma força-tarefa liderada pela Profa Elen.

Os trabalhos na UFTM foram coordenados pela Profa Luciana de Almeida Silva Teixeira. Todos os sete cursos (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional) optaram por avaliar as habilidades e realizaram avaliações formativas nos últimos meses. Os trabalhos na FAMERP foram coordenados pela Profa Alba Regina de Abreu Lima e os cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia também implantaram avaliações de habilidades com o auxílio do projeto.

De forma pioneira no cenário nacional, a FMRP lidera a implantação da avaliação institucional do estudante de graduação em seus cursos, especialmente no que se refere a avaliar as habilidades do profissional em formação. A FMRP inicia também a criação do portfólio eletrônico para registro das avaliações e das reflexões críticas do estudante acerca das experiências vividas durante a sua formação.

De acordo com a Profa Mariana, líder geral do projeto, o financiamento impulsionou os trabalhos atribuídos ao CAEG (Centro de Avaliação em Ensino de Graduação) na FMRP possibilitou o consórcio entre a UFTM e FAMERP, o que fortaleceu iniciativas locais e aprimorou as discussões e troca de experiências nos diferentes cursos.

Por causa do espírito colaborativo compartilhado entre todos do grupo, o provérbio africano “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado.” foi escolhido para representar o evento e sinalizar que as colaborações entre as três instituições na área do ensino, as quais continuarão mesmo com o fim datado do projeto.

Por: Profa. Mariana Kiomy Osako