No momento, você está visualizando Pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental publicam editorial na revista Current Neuropharmacology

Pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental publicam editorial na revista Current Neuropharmacology

Pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental (LEAPS), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM) e com professores da Universidade de Alberta e da Universidade de Harvard, publicaram um editorial na revista Current Neuropharmacology. O texto faz um histórico de pesquisas com alucinógenos clássicos inicialmente desenvolvidas na década de 60, mas paralisadas alguns anos depois quando estas substâncias passaram a ser associadas a movimentos de contracultura. Retomadas na década de 90, as novas pesquisas passaram a ser desenvolvidas utilizando protocolos experimentais mais rígidos e buscam avaliar a eficácia dos psicodélicos para tratamento de diferentes transtornos psiquiátricos.

O texto faz um apanhado dos trabalhos já publicados com testes em populações clínicas e, embora exista muita expectativa acerca do uso dos psicodélicos como tratamento, atualmente poucos estudos clínicos foram produzidos com padrão ouro. Dentre os trabalhos já publicados, dois foram desenvolvidos no Brasil e testaram o uso da ayahuasca em pacientes com depressão resistente ao tratamento e em indivíduos com transtorno de ansiedade social. Ambos trabalhos tiveram participação do INCT-TM e o  segundo foi desenvolvido na USP Ribeirão Preto pelo LEAPS.

Os trabalhos publicados até então indicam que essas drogas são seguras, apresentando poucos efeitos colaterais graves, e apontam para uma redução nos sintomas depressivos e ansiosos. Mas é importante olhar para os resultados com cautela, uma vez que os ensaios clínicos conduzidos até então são limitados, com uma amostra pequena e muito bem controlada, e com tratamentos de curta duração.

Link para o editorial: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35469569/

Por: Pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental (LEAPS)