Webinar em inglês
Detrimental practices in scholarly publishing: the case of predatory journals
Maio 6, 2022 | 3:00 p.m. CET | 9:00 a.m. ET
Sobre
As revistas de acesso aberto são uma parte importante do cenário atual e futuro da pesquisa/informação acadêmica. No entanto, na última década, a comunidade científica enfrentou uma séria ameaça à sua integridade e credibilidade com o surgimento de periódicos predatórios. Essas revistas manipulam e exploram o modelo de publicação de acesso aberto, mas omitem as verificações de qualidade e serviços editoriais que são rotineiramente fornecidos por revistas legítimas, tais como revisão por pares, detecção de plágio e verificação da aprovação ética de experimentos. Embora a descrição “predatória” tenha sido criticada por confundir grosseiramente má qualidade com má conduta e por classificar de forma simplista o ambiente de publicação acadêmica em ruim e bom (predatório ou não), o termo agora é amplamente aceito para descrever o fenômeno.
Durante este webinar, discutiremos esse fenômeno com Franca Deriu e Andrea Manca, da Universidade de Sassari, ambas autoras de vários trabalhos de pesquisa publicados nas principais revistas científicas – por exemplo, The Lancet, Nature e The British Medical Journal. Durante esta sessão, dedicaremos algum tempo a perguntas e respostas que serão moderadas por Sara Earley, da EBSCO.
O que você aprenderá:
- O que é o fenômeno revista predatória: como nasceu e como evoluiu
- Alguns resultados de pesquisas realizadas desde 2017 até hoje, que buscam quantificar o fenômeno e sua distribuição geográfica
- Iniciativas atuais para tentar conter e resolver o fenômeno
Oradores:
Franca Deriu
Professora de Fisiologia no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Sassari
Depois de se graduar em Medicina e Cirurgia, ela obteve um doutorado em Neurofisiologia e uma especialização clínica em Neurologia. Ela também é coautora de 120 artigos científicos que foram publicados em revistas internacionais.
Andrea Manca
Professor Assistente de Fisiologia no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Sassari
Após receber o grau de Mestre em Ciências Motoras e Ciências da Reabilitação, obteve o grau de Doutor em Fisiologia, Morfologia e Fisiopatologia do Sistema Nervoso. Ele também é coautor de 70 artigos científicos que foram publicados em revistas internacionais.
Sara Earley
Vice-presidente Sênior, Bases de Dados de Pesquisa
Sara e sua equipe são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e melhorias alinhadas às necessidades dos clientes e usuários finais da EBSCO. Sara ingressou na EBSCO em 2011 e é formada em Negócios Internacionais pela Northeastern University em Boston, Massachusetts.
Inscreva-se: https://more.ebsco.com/Predatory_Journals-20220506.html?utm_medium=email&utm_source=acad_cp_ww&utm_campaign=acad_predatory-journal-WBN_20220506