No momento, você está visualizando Revisões segurança aya/LSD/Psi
Preparação da ayahuasca - Foto: Giordano Rossi

Revisões segurança aya/LSD/Psi

Pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental (LEAPS-FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM), publicaram duas revisões sistemáticas na revista “Expert Opinion on Drug Safety”, trazendo informações sobre a segurança do uso de diferentes substâncias psicodélicas para tratamento de doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão.

O primeiro artigo sintetizou os resultados de publicações que investigaram o uso da ayahuasca, um chá produzido com folhas e raízes utilizado por populações tradicionais na região da Amazônia e em contextos religiosos, com parte das pesquisas analisadas produzida na USP de Ribeirão Preto, no grupo coordenado pelo professor Jaime Hallak. A segunda revisão avaliou a segurança de outras duas substâncias alucinógenas: a psilocibina, encontrada em cogumelos do gênero Psilocybe, e o LSD, substância semi-sintética derivada de fungo do gênero Claviceps. Nas duas revisões não foram encontrados trabalhos que relatam efeitos adversos graves, e os efeitos colaterais comumente relatados nos voluntários são náusea, vômito, dor de cabeça e ansiedade transitória.

Os resultados são animadores e revelam dados importantes sobre a segurança dessas substâncias em pacientes portadores de transtornos mentais. Porém é importante ressaltar que as pesquisas ainda se encontram em fase inicial, o que limita ainda a análise e generalização da segurança do uso dessas substâncias.

FMRP busca voluntários para três estudos com ayahuasca

Por: pesquisadores do Laboratório de Estudos com Alucinógenos Psicodélicos em Saúde Mental (LEAPS-FMRP)