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CAEG realiza evento de finalização do projeto Latin America Grants na UFTM

A avaliação do estudante nas profissões da saúde na maioria das instituições brasileiras é ainda concentrada nas disciplinas e estágios, com enfoque excessivo no domínio cognitivo e há enorme lacuna na avaliação de habilidades clínicas e profissionalismo. Isto ocorre em grande parte devido à pouca capacitação docente e à falta de expertise para avaliar os domínios de habilidades e atitudes e para prover devolutiva (feedback) aos estudantes.

Entre as iniciativas da FMRP-USP para a otimização das avaliações dos estudantes está o projeto fomentado pela National Board of Medical Examiners- Latin America Grants. Iniciado em 2020 e liderado pela FMRP, consta de um consórcio entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). O projeto objetiva auxiliar docentes na implantação de boas práticas avaliativas de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais. Com etapa final deste projeto, em 4 de abril de 2022, as coordenadoras do projeto e do Centro de Avaliação do Ensino em Graduação  – CAEG da FMRP-USP, professoras Mariana Kiomy Osako e Elen Almeida Romão participaram da apresentação dos resultados do projeto na UFTM, sob a coordenação professoras Luciana  de Almeida S. Teixeira, do Núcleo de Estudos e Análises/ Desenvolvimento Docente para o Ensino na Área da Saúde do Instituto de Ciências da Saúde – NEA/DEAS/ICS da UFTM.

Ao longo do projeto, foram capacitados 65 profissionais da UFTM, entre docentes e preceptores dos cursos da área da saúde do ICS/UFTM, em pelo menos uma das oficinas ofertadas pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino  – CDDE da FMRP/USP, em temas relacionados à avaliação dos estudantes das profissões da saúde. Entre dezembro de 2021 e 1º de abril de 2022, todos os sete cursos do ICS/UFTM realizaram uma avaliação de habilidades “piloto”, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o OSCE (Objective Structured Clinical Examination = exame estruturado de habilidades profissionais) nas oficinas oferecidas ao consócio pelo CDDE da FMRP/USP.

“No evento, ficou evidente que os esforços do grupo já se traduzem em impactos positivos e significativos para o ensino, pois as avaliações em cenários de prática suscitaram reflexões preciosas para a gestão do curso e os alunos reconheceram a importância desse tipo de avaliação em sua formação”, afirmou a professora Mariana.

Por: CAEG