No momento, você está visualizando A FMRP e o compromisso com o Meio Ambiente

A FMRP e o compromisso com o Meio Ambiente

Resíduos infectantes são aqueles resíduos com possíveis presenças de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração podem apresentar riscos de infecção. São classificados como resíduos do Grupo A de acordo com a RDC 222/2018. Geralmente são produzidos nos laboratórios de pesquisas, biotérios, entre outros.

A partir do final do ano de 2019 a empresa que realiza a coleta desses resíduos no município de Ribeirão Preto passou a pesá-los nos abrigos de coletas no Campus da USP de Ribeirão Preto.

Observando o gráfico nota-se a FMRP é uma das maiores produtoras de resíduos infectantes do Campus da USP de Ribeirão Preto, sendo um grande desafio para gerenciá-los.

O gerenciamento de resíduos faz parte do ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis, nos laboratórios e biotérios da FMRP é recomendado que estes resíduos sejam acondicionados em recipientes brancos com pedal e tampa e nestes recipientes sejam utilizados sacos brancos resistentes de acordo as normas NBR 7500 e 9191 da ABNT.

Os sacos devem ser levados para os abrigos externos para a coleta.

Esses resíduos são coletados pela empresa terceirizada contratada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Após a coleta os resíduos são tratados por aparelho de micro-ondas ou por meio da ação de pressão e temperatura produzidos pela autoclave. Ambos pertencentes a empresa contratada. Além do tratamento dos resíduos, é realizada a trituração dos mesmos para que fiquem descaracterizados e irreconhecíveis como resíduos de serviço de saúde.

Na página da Comissão de Gestão Ambiental há informações sobre a gestão de resíduos e também sobre as quantidades dos resíduos infectantes por abrigos acesse www.cga.fmrp.usp.br.

Por: CGA