Para participar, as interessadas devem ser maiores de 18 anos, estar em período fértil, não ter doenças físicas graves ou mentais, não estar grávida ou lactante e estar com sobrepeso ou obesidade com IMC maior que 25
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntárias para estudo sobre como o uso da ocitocina, que é um hormônio produzido no cérebro, pode auxiliar na perda de peso.
Para participar é necessário estar em idade fértil, ter mais de 18 anos, não ter doenças físicas graves ou mentais, não estar grávida ou lactante e estar com sobrepeso ou obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 25. O IMC é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura e o cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.
As mulheres interessadas devem fazer a pré-inscrição neste link para o agendamento de uma entrevista diagnóstica no Laboratório de Psicofarmacologia do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) para aferição das medidas nutricionais, coleta de sangue e preenchimento de tarefas e questionários. Depois das avaliações, a participante vai receber instruções para o uso ocitocina e deve retornar quinzenalmente ao HCFMRP por um período de 90 dias para novas avaliações.
A pesquisa Avaliação dos efeitos da ocitocina no excesso de peso e perfil psicológico é realizada pela aluna do curso de Nutrição e Metabolismo, Vitória Lima de Oliveira, pelo mestrando Lucas da Costa Budin e pela doutoranda Brisa Burgos, sob coordenação dos professores Flávia de Lima Osório e Anderson Marliere Navarro, todos da FMRP.
Mais informações: vitoria.loliveir@usp.br e lucas.costa.budin@gmail.com