You are currently viewing FMRP lança logo comemorativo pelos 70 anos de história

FMRP lança logo comemorativo pelos 70 anos de história

A partir de hoje (8/3), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP passa a usar o novo logotipo pelo aniversário de 70 anos da Unidade, que é comemorado em 17 de maio de 2022. A data é marcada pela aula inaugural sobre tratamento biológico de esgoto de Lucas Nogueira Garcez, professor da Escola Politécnica da USP e Governador do Estado de São Paulo na época.

O logotipo busca enaltecer a tradição, seriedade e excelência da FMRP com a fachada do Prédio Central e a águia, que está presente no brasão e simboliza “o alcance de horizontes ilimitados, a visão elevada e a liberdade de direções”. Dessa forma, o logo deve substituir o brasão durante o período comemorativo, que vai até maio de 2023, em um dos três estilos:

1- Original com tons de cinza e verde;
2- Monocromático em preto;
3- Monocromático em branco.

O logotipo em diferentes formatos, papel timbrado e fundo de reunião podem ser adquiridos neste link.

70 anos de história

A história da FMRP começa em 1948 com a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Projeto de Lei da criação da FMRP de autoria do Deputado Luiz Augusto Gomes de Matos. Já em 1951, o Conselho Universitário da USP aprovou a estrutura curricular e promulgou a lei Estadual 146, que autorizou o funcionamento da FMRP e indicou o professor Zeferino Vaz como primeiro Diretor. Inicialmente, as atividades da FMRP aconteceram em uma sede provisória no centro de Ribeirão Preto e em 1953 passou a ser realizada na antiga fazenda Monte Alegre na estrutura da antiga Escola de Agricultura.

“Comemorar e resgatar a história é reconhecer uma trajetória de desafios e conquistas que foi construída com o empenho coletivo tanto de alunos, professores e funcionários como de membros da comunidade acadêmica e da população geral”, afirma Rui Alberto Ferriani, docente e diretor da FMRP.

Programação

As atividades de comemoração pelos 70 anos da FMRP serão realizadas até maio de 2023. A comissão organizadora, coordenada pela Maria Paula Panúncio-Pinto (professora do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP e presidente da CCEx), já organiza eventos culturais e científicos, como lançamentos de livros e vídeos, site exclusivo, exposições, simpósios, palestras, entre outros.

“É muito importante olhar para a história, celebrar as conquistas e os avanços e construir uma nova década para a FMRP. A ideia da comissão para os festejos dos 70 anos é trabalhar a construção coletiva da programação, dando visibilidade para as contribuições especificas de cada departamento e centro, mostrar como a FMRP evoluiu e que juntos somos mais fortes”, conta a professora Maria Paula.

Departamentos, Centros e Comissões que desejam promover e organizar eventos na programação dos 70 anos devem entrar em contato no e-mail: eceu@fmrp.usp.br

Lançamentos de livros

“O registro escrito é imprescindível para a transmissão adequada da história de uma Instituição e para fazer justiça aos que construíram a sua grandeza. Os vídeos e os quatro livros comemorativos estão baseados em pesquisa documental extensa e as fotografias apresentadas, em sua maioria, são dos acervos do Centro de Memória e Museu Histórico, da Diretoria, dos Departamentos e da Seção de Documentação Científica da FMRP. Além disso, são apresentadas algumas fotografias dos arquivos da Associação Atlética Acadêmica “Rocha Lima” e do Centro Acadêmico “Rocha Lima”  e de acervos pessoais”, conta a professora Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, autora de um dos livros e membro da comissão organizadora das comemorações.

As obras abordarão os Departamentos de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Anselmo-Lima WT, Rodrigues MLV, organizadoras; tratamento das imagens e novas fotografias: José Pedro D”Agostini) e de Ciências da Saúde (Rodrigues MLV e Grossi DB, organizadoras; tratamento das imagens: Rose Brittes Lessa), que contam com novas imagens por Cosme Damião Lagoa e Rosemeire Narozni Ribeiro. Outro livro que será lançado nas comemorações é o “Associação Atlética Acadêmica ‘Rocha Lima’ – 68 anos de história”, que foi organizado pelo professor Wilson Salgado Junior e por Otávio Monteferrante.

“Além disso, assim, quando o professor Rui Ferriani, Diretor FMRP, teve a iniciativa de dar prosseguimento a essa história, decidiu-se, para a comemoração dos 70 anos, enfocar a quarta década – que foi marcada por importante crise financeira, com repercussão na instituição. Apesar disso, as realizações foram muitas e constarão no livro “Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/ A Quarta Década” (Rodrigues MLV, Bollela VR, Elias Jr. J, Ferriani, RA) que conta com a colaboração de autores de diversos departamentos e comissões e da fotógrafa Rose Brittes Lessa”, conta a professora Maria de Lourdes.