O Dia Nacional do Combate da Poluição por Agrotóxicos criado pelo Decreto nº 98.816/90, estabelece um maior controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos e seus componentes.
A data não é para comemorar, mas promover reflexão, conscientizar a população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas ao meio ambiente e à saúde humana.
O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Os riscos são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto.
Segundo a área de Saúde Ambiental da OMS (Organização Mundial da Saúde), doenças cujas causas eram classificadas como desconhecidas, podem ser originadas a partir do uso excessivo do uso de agrotóxicos, tais como:
- câncer
- doenças respitatórias
- neurológicas e
- más formações congênitas
Essas substâncias químicas, além de poluírem todos os corpos d’água da região onde é aplicada, comprometem a vida marinha. Na cadeia alimentar, não são somente os peixer que sofrem com isso, mas todos os seus predadores, podendo também causar intoxicação alimentar ao ser humano.
Proteger o meio ambiente é proteger a saúde humana!
Fonte: https://www.sospantanal.org.br/11-de-janeiro-dia-do-combate-a-poluicao-por-agrotoxicos/
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/11-de-janeiro-dia-do-combate-a-poluicao-por-agrotoxicos/#:~:text=Em%2011%20de%20janeiro%20%C3%A9,daninhas%20e%20ampliar%20a%20produtividade.
Fonte: https://www.camara.leg.br/radio/programas/444200-brasil-e-o-maior-consumidor-mundial-de-agrotoxicos/
Por: CGA FMRP