You are currently viewing Novo reitor e nova vice-reitora da USP tomam posse no próximo dia 26 de janeiro
Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda – Fotomontagem Jornal da USP

Novo reitor e nova vice-reitora da USP tomam posse no próximo dia 26 de janeiro

No próximo dia 26 de janeiro (quarta-feira), às 18h30, os professores Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda tomarão posse como novo reitor e nova vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP) para o quadriênio 2022-2026. A sessão solene do Conselho Universitário será transmitida pelo YouTube diretamente do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Atendendo aos protocolos de saúde, o evento presencial será restrito aos membros do Conselho, dirigentes da USP e autoridades do governo.

A chapa formada por Carlotti e Maria Arminda foi a mais votada na eleição realizada no último dia 25 de novembro, com 1.156 votos, e encabeçava a lista encaminhada ao governador João Doria. A nomeação foi feita por Doria no dia 8 de dezembro.

O novo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com premiação de destaque no curso clínico. É neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. É mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto. É o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupa desde 2016.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, a nova vice-reitora, é graduada em Ciências Sociais, mestre, doutora e livre-docente em Sociologia, todos pela USP. É professora titular de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde foi diretora entre 2016 e 2020. Foi pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2010 a 2015 e representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico da instituição. Atualmente é coordenadora do Escritório USP Mulheres.

Os novos reitor e vice-reitora da USP terão mandato de quatro anos. Esta será a 29ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado.

Por: Adriana Cruz do Jornal da USP