Estudantes e professores da Faculdade de Medicina (FMRP) e da Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), ambas da USP em Ribeirão Preto, promoveram ação para pessoas com diabetes e que são usuárias na Unidade de Saúde da Família (USF) César Augusto Arita, localizada no bairro Paulo Gomes Romeo em Ribeirão Preto.
A atividade, realizada no dia 16 de dezembro, envolveu a verificação de dados referentes ao estado nutricional dos usuários. Além disso, houve divulgação de um material educativo ilustrando a quantidade de açúcar presente em alimentos ultraprocessados e processados, que são frequentemente consumidos pela população.
A equipe é formada por pós-graduandas das áreas de Nutrição e de Educação Física e pela nutricionista e técnica de laboratório na FMRP, Roberta Garcia Salomão.
A iniciativa faz parte do projeto Ações interprofissionais de promoção à saúde como forma de promover a sustentabilidade da Saúde e bem-estar das pessoas e busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), na vertente de Saúde e Bem-estar.
As ações são coordenadas pelos professores Anderson Marliere Navarro, da FMRP, e Átila Alexandre Trapé, da EEFERP, e colaboração das professoras Camila de Moraes, da EEFERP, e Patrícia Leila dos Santos, da FMRP, e da nutricionista Roberta Garcia Salomão.
As próximas atividades do grupo serão realizadas em fevereiro de 2022 e o cronograma pode ser acompanhado no Instagram do Projeto Pró-Saúde USP.
Mais informações: Instagram do Projeto Pró-Saúde USP