No segundo semestre de 2021, o projeto Dr. Risadinha passou por transformação na identidade visual com foco em crianças e adolescentes
Como melhorar a concentração das crianças, quais são os efeitos colaterais da radioterapia e se existe cura para a depressão são apenas alguns exemplos de perguntas respondidas pelos pesquisadores do Dr. Risadinha: pode contar. O projeto de extensão, que tem sede na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, busca levar informações baseadas em evidência científica com linguagem simples e acessível para a comunidade.
Com mais de cinco anos de história, o projeto produz conteúdo sobre doenças prevalentes, doenças raras, saúde mental, alimentação, sono, entre outros. Os pesquisadores do grupo foram responsáveis por responder mais de 650 perguntas e gerar mais de 430 mil acessos ao site por moradores do Brasil e de outros países, como: Estados Unidos, China, Indonésia, Rússia, Suécia, Portugal e Alemanha.
“Neste segundo semestre do ano, o Dr. Risadinha passou por profundas transformações visuais a fim de priorizar o público jovem, bem como com o objetivo de refletir sua conexão emocional com o público”, conta a professora Maria Cristiane Barbosa Galvão da FMRP e coordenadora do projeto.
Entre as mudanças está o nome que de Fale com o Dr. Risadinha: Serviço de Informação em Saúde para Crianças, Adolescentes, Famílias e Profissionais, passou a ser Dr Risadinha: pode contar. “A troca do nome vai ao encontro daquela emoção de pessoas que conhecemos e que podemos contar em qualquer circunstância ou dificuldade. O braço amigo que precisamos quando adoecemos e temos dúvidas sobre a nossa saúde”, explica.
A transformação contou com os alunos da FMRP: Gustavo José Miranda da Cunha, Luciano Daminato Neto, Sthefany Santos Araujo, Valeska Lourenço Bergamin, Victor Villatoro Carrapato, Olga Carvalho Gomes da Costa e Lucas Soares da Rocha; o mestrando Fabrício Amadeu Gualdani da Unesp; e o aluno da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Matheus Silva.
Para acompanhar os conteúdos, acesse o site (neste link), Instagram (neste link), Twitter (neste link) e Facebook (neste link).
Mais informações: mgalvao@usp.br