FMRP inaugura avançado laboratório de bioinformática

OMICs-Lab2_001277Equipe do OMICs (foto) que coloca à disposição da comunidade acadêmica espaço para fortalecer pesquisas na área de genômica, otimizar recursos e aproximar competências.

O Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP acaba de colocar à disposição da comunidade acadêmico-científica o Laboratório OMICs. O espaço envolve estudo, pesquisa e treinamento em bioinformática, especificamente para a área de genômica. É resultado dos trabalhos do Centro de Biologia Sistêmica Integrada (CISBi), um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) da USP, voltado à formação de recursos humanos em genômica, epigenômica e proteômica.

O OMICs lança um novo modelo de ensino e pesquisa em bioinformática. Conta o professor Wilson Araújo da Silva Júnior, chefe do Departamento de Genética da FMRP, que “a ideia é fomentar a discussão dos resultados, ou seja, focar na interpretação dos dados frente a uma pergunta biológica”. O investimento para a montagem do laboratório, que veio da reserva técnica institucional, foi baixo considerando a importância da iniciativa. Outro diferencial do OMICs será o uso maciço do Cloud USP, o Projeto Nuvem USP.

Historiando, o professor Silva Jr. lembra que o atual espaço era destinado ao treinamento de informática e estatística de toda a comunidade USP local. Agora, servirá para o treinamento de bioinformática na área de genômica, “importante para a área médica”. OMICs é uma referência ao sufixo de genomics, epigenomics eproteomics, termos em inglês das palavras: genoma (conjunto de todo o material genético localizado no núcleo das células de um ser vivo), epigenoma (Metilação de DNA) e proteômica (estudo em grande escala de proteínas, particularmente suas estruturas e funções).

“É um laboratório vocacionado à análise e discussão de dados em escala genômica”, explica o professor. É um local minimalista, quase uma sala de biblioteca, com várias estações de trabalho, onde as pessoas chegarão com seus laptops e se conectarão ao serviço disponibilizado no Cloud USP.

Com a missão de entender mais sobre a organização e função de genomas, a meta do OMICS é “ensinar e treinar pessoas das áreas de biológicas e informática para compreender melhor a organização e função do genoma por inteiro”, continua o professor. Os interessados no suporte de análise de bioinformática devem agendar a primeira consulta na página web do Departamento de Genética (rge.fmrp.usp.br).

O responsável pelo OMICs é o professor Houtan Noushmehr, especialista em genômica, epigenômica e bioinformática e docente do Departamento de Genética da FMRP. Ele explica que estamos vivendo uma nova era onde a bioinformática tem um papel central na compreensão da base genética das doenças complexas, e da identificação de biomarcadores mais eficientes. A bioinformática não é só informática, pois envolve o entendimento dos fundamentos de genética, bioquímica, biologia celular, estatística, etc., para interpretar os dados relativos a análise de genomas. Assim, o OMICs servirá para treinar pessoas para esse fim. “Quero trazer as pessoas com formação em biologia para a bioinformática. Eles trabalham com muitos dados e precisam entendê-los; interpretar esses dados”, diz Houtan, acredita “ser o maior desafio para os profissionais da área da saúde”.

Organização de competências

O OMICs servirá também à graduação, principalmente aos alunos do curso de Informática Biomédica que têm disciplina regular ministrada pelo professor Houtan e pela professora Silvana Giuliatti. Ao relacionar o investimento financeiro com recursos humanos em bioinformática, o professor garante que este investimento contribuirá para manter a excelência em ensino e pesquisa da FMRP no cenário nacional e internacional.

Para o colega Silva Jr, os contratos de Houtan e de Silvana como docentes da FMRP já merecem destaque quanto ao impacto na formação dos alunos em bioinformática. Com eles, o laboratório OMICs inicia atividades sem maiores gastos com contratações de recursos humanos, pois o coordenador já é professor da USP e o Departamento de Genética “usará parte do corpo técnico de informática (além do apoio do grupo de bioinformática do Hemocentro de Ribeirão Preto) para dar suporte às atividades do Laboratório OMICs”.

Os professores garantem que sem gastar muito deverão promover mudanças importantes em conhecimento na área da genômica. O grande diferencial dessa iniciativa foi o “investimento do grupo na organização”. Houtan diz que a FMRP já tinha tudo o que precisava para criar o OMICs, “mas estava tudo separado; agora, com a ideia dos dirigentes da FMRP em otimizar os recursos humanos, temos um grupo com várias experiências”. Todas as experiências reunidas, objetivando uma única meta que é o ensino de genômica.

Essa maneira de trabalhar focada no planejamento é importante, avalia Silva Jr, pois economiza recursos e causa grande impacto “na formação de recursos humanos e na geração de conhecimento de ponta”. Já Houtan comenta que os EUA sempre investiram muito no trabalho em conjunto; organizando as competências para trocas de conhecimentos e alcance dos objetivos. Com os NAPS, “vejo que a USP está no mesmo caminho. É a primeira ideia nesse sentido e traz algo muito avançado. Está muito na frente de outras universidades brasileiras”.

X curso de verão em bioinformática

Dia 27 de janeiro, Houtan recebe alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do mundo para o X Curso de Verão em Bioinformática do Departamento de Genética da FMRP. Será uma das primeiras atividades de grande porte realizada no âmbito do OMICs. As conferências, presenciais e on-line, serão ministradas por especialistas europeus, norte-americanos e brasileiros. O formato do curso seguirá as regras do OMICs de otimizar recursos, aproximar competências e usar o Cloud USP. Confira detalhes no site do curso.

Mais informações: (16) 3602.0526 ou houtan@fmrp.usp.br

Referência: Portal de Informações da USP – Ribeirão Preto

Por : Rita Stella

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit