Trabalho realizado pela Equipe do Centro de Terapia Intensiva Pediátrico do HCFMRP-USP é premiado

2016.07.05 - Congresso Brasileiro de Administração de Medicamentos (8)O trabalho Perfil de Utilização de Medicamentos Potencialmente Perigosos em um Centro de Terapia Intensiva Pediátrico do HCFMRP-USP recebeu o prêmio de menção honrosa no Congresso Brasileiro sobre Administração de Medicamentos, realizado no mês de junho em Salvador.

O trabalho é de autoria dos farmacêuticos do HCFMRP, Márcia Malfará, Thiago Xavier, Giovana Badran, Lilian Primo, Laura Valdevite Pereira e Silvia Clemente e da médica intensivista pediátrica Ana Paula Carlotti, docente da FMRP-USP.

O estudo mostrou a grande utilização de medicamentos potencialmente perigosos no CTIP, deixando evidente que a presença do farmacêutico clínico na unidade deve ser incorporada como estratégia para aumentar a segurança na administração de medicamentos, principalmente para aqueles que precisam de vigilância e monitorização constantes.

Os medicamentos potencialmente perigosos corresponderam a 32,8% dos medicamentos totais prescritos, uma média de nove medicamentos considerados de alto risco por paciente.

Durante o período analisado, foram realizadas 98 intervenções farmacêuticas para evitar problemas relacionados a medicamentos, o que evidenciou a priorização da avaliação da prescrição pelo farmacêutico.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit