Docente da FMRP-USP está entre as homenageadas do CNPq pelo dia Internacional das Mulheres

image_gallery“Ciência também é coisa de mulher” é a mensagem do CNPq para o Dia 08 de Março! Em comemoração a esta data, o Programa Mulher e Ciência divulga o trabalho de jovens cientistas brasileiras, pesquisadoras de reconhecido mérito acadêmico, que se destacaram desde o período estudantil, construindo uma vida acadêmica de reconhecimento nacional e internacional, com larga produção científica e importante atuação na formação de recursos humanos.

Dentre tantos talentos, utilizamos dois critérios para selecionar as jovens pesquisadoras: 1) o de ter menos de quarenta anos; 2) o de estar com bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1, vigente (dados consultados em fevereiro de 2014). O critério de ser bolsista de Produtividade em Pesquisa foi escolhido por representar um diferencial na carreira.

Assim, selecionamos vinte e duas pesquisadoras com menos de quarenta anos e bolsistas de Produtividade em Pesquisa, nível 1, que representam 0,2% do total de bolsas PQ femininas. No total de bolsas-ano concedidas em 2013 na modalidade PQ, o percentual feminino corresponde a 36%. Para saber mais e obter mais dados sobre a participação das mulheres na ciência, clique aqui!

Em cada verbete, há um resumo das trajetórias acadêmicas das “Jovens Pesquisadoras”, bem como um breve depoimento sobre fatores de sucesso e principais dificuldades encontradas na carreira. O texto sobre a trajetória profissional foi elaborado segundo as informações disponíveis no Currículo Lattes. Este trabalho foi realizado pela equipe do Programa Mulher e Ciência – Isabel Tavares, Maria Lúcia Braga e Betina Lima – em colaboração com a Profa. Hildete Pereira de Melo.

O painel “Jovens Pesquisadoras” é uma continuidade do trabalho do CNPq para impulsionar a carreira das mulheres, dando visibilidade às trajetórias profissionais de pesquisadoras, já iniciado com as três edições das “Pioneiras da Ciência”. Que suas histórias inspiradoras possam atrair mais meninas para as carreiras na ciência e tecnologia e que possam contribuir para um maior reconhecimento das realizações femininas no campo científico. Parabéns a essas jovens pesquisadoras que mostram que “Ciência também é coisa de mulher!”

  1. Anamaria Siriani de Oliveira – PQ 1CFisioterapia e Terapia Ocupacional – USP/SP

    Anamaria Siriani de Oliveira nasceu em Jacareí (SP) em 12 de junho de 1974. Graduada e mestra em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, fez em seguida o doutorado em biologia na área de patologia buco-dental pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2002). Mais tarde, fez um pós-doutorado na University of Washington, Seattle, nos Estados Unidos (2008-2009) e defendeu a tese de livre docência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP, em 2010. Hoje é Professora Associada 2 da Universidade de São Paulo.

    1. Alessandra Reis – PQ 1COdontologia – UEPG /PR

      Alessandra Reis nasceu em São Paulo capital no ano de 1976, em 10 de setembro. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, fez toda a sua formação na Universidade de São Paulo (USP): a graduação em Odontologia entre 1994 e 1998 e o doutorado entre 1999 e 2002. Orientanda da professora Rosa Helena Miranda Grande no doutorado sobre materiais dentários, seu tema de pesquisa foi “Espectro de umidade da superfície dentinária para três adesivos com diferentes solventes”.

     
    1. Alicia Juliana Kowaltowski – PQ 1BBioquímica – USP/SP

      Alicia Kowaltowski nasceu na cidade de São Paulo em 2 de abril de 1974. Professora titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), Kowaltowski fez o curso técnico em bioquímica, a graduação em medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluída em 1997, e, em seguida, o doutorado em ciências médicas pela mesma universidade, defendido em 1999. Em 2000, fez o pós-doutorado no Oregon Graduate Institute, nos Estados Unidos e, em 2004, defendeu o título de livre docente pela Universidade de São Paulo.

  1. Andrea Pedrosa Harand – PQ 1DGenética – UFPE/PE

    Nascida em Recife, Pernambuco, em 10 de outubro de 1976, Andrea Pedrosa Harand é uma jovem pesquisadora com graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1994-1998) e doutora em botânica pela Universität Wien (1999-2002), sob a orientação do professor Dieter Schweizer. Durante os anos de 2004-2005, foi pesquisadora da Universität Wien. Em 2005, tornou-se professora da Universidade Federal de Pernambuco, onde é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.

  1. Carolina Bhering de Araújo – PQ 1DMatemática – IMPA/RJ

    Carolina Bhering de Araujo nasceu em Niterói (RJ) em 5 de setembro de 1976, e teve a sua formação inicial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro, onde concluiu a graduação em matemática, em 1998. Em seguida, foi aceita para o doutorado em matemática na Princeton University, nos Estados Unidos, e concluiu a tese, em 2004, sob a orientação do professor János Kollár. Em 2009, fez o pós-doutorado no Mathematical Sciences Research Institute, na área de geometria algébrica. Ao retornar ao Brasil, tornou-se pesquisadora do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

  1. Clarissa Marceli Trentini – PQ 1DPsicologia – UFRGS/RS

    Clarice Trentini nasceu em Porto Alegre, RS, em 21 de novembro de 1974. Sua formação ocorreu no Rio Grande do Sul: graduação em psicologia na Pontifícia Universidade Católica (1992-1997); mestrado também em psicologia na Pontifícia Universidade Católica (2000-2001), e doutorado em ciências médicas/psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002-2004), sob a orientação do professor Marcelo Pio de Almeida Fleck. A partir de 2005 é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação na graduação e na pós-graduação.

  1. Daniela Sales Alviano – PQ 1DMicrobiologia – UFRJ/RJ

    Daniela Sales Alviano nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de setembro de 1975. Toda a sua formação na microbiologia ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro: graduação (1994-1997), mestrado (1998-1999), doutorado (1999-2003), todos sob a orientação da professora Celuta Sales Alviano, e dois pós-doutorados (2004-2007). Em 2009, passou a integrar o corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro como professora adjunta na graduação e na pós-graduação.

  1. Danielle Costa Morais – PQ 1DEngenharia de Produção – UFPE/PE

    Danielle Costa Morais nasceu em 9 de dezembro de 1979, em Recife/ PE. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2002 e 2006, respectivamente, sempre sob a orientação do professor Adiel Teixeira de Almeida. A seguir, fez um pós-doutorado nessa mesma Universidade e outro pós-doutorado pela Concordia University (2007). Desde 2007, é Professora Adjunta IV na Universidade Federal de Pernambuco.

  1. Danielle da Glória de Souza – PQ 1DFarmacologia – UFMG/MG

    Nasceu em São Paulo (SP) em 27 de setembro de 1975. Fez toda sua formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se em Ciências Biológicas no ano 2000 e ingressou na Pós-Graduação da mesma área. Em 2002, defendeu o Mestrado e, em 2004, o doutorado, sempre sob a orientação do professor Mauro Martins Teixeira. Prossegue sua formação e faz 3 pós-doutorados: no Centro de Pesquisa René Rachou da Fiocruz, na UFMG e na USP. Faz um quarto pós-doutorado nos Estados Unidos no Louisiana State University Health Sciences Center. Desde 2006, é docente no Instituto de Ciências Biológicas do Departamento de Microbiologia / UFMG.

  1. Elaine Cristina Gavioli – PQ 1DFarmacologia – UFRN/RN

    Nasceu em Rio do Sul no estado de Santa Catarina em 15 de setembro de 1977. Graduou-se no Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1998. Ingressa na pós-graduação, defendendo o mestrado em 2000 e, a seguir, passa para o doutorado, sempre na UFSC e sob orientação da professora Thereza Cristina Monteiro de Lima. Recebeu uma Bolsa Sanduíche para Universidade de Ferrara Defende o doutorado em 2003 e parte para um pós-doutorado na Itália, onde fica até 2006. Hoje é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  1. Elaine Fontes Ferreira da Cunha – PQ 1DQuímica – UFLA/MG

    Nasceu em Brasília (DF) em 9 de junho de 1977. Terminou a graduação em Química na Universidade de Brasília, em 1999. Foi aceita no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu o mestrado em 2002. Inscrita no doutorado no Programa de Química da UFRJ, em 2004, foi agraciada com uma bolsa da Agência Alemã de Intercâmbio Acadêmico, indo para a Martin Luther University Halle, na Alemanha. Em 2006, defende a tese de doutorado. Nesse mesmo ano, fez pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, e ingressou no quadro docente da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

  1. Isabel de Camargo Neves Sacco – PQ 1DFisioterapia e Terapia Ocupacional – USP/SP

    Nasceu em São Paulo/SP em 30 de abril de 1974 e fez toda a sua formação na Universidade de São Paulo, onde ingressou em 1992 e graduou-se em 1995, em Educação Física. Foi admitida na Pós-Graduação e, em 1997, defendeu sua dissertação de mestrado e, em 2001, apresenta, sua tese de doutoramento, ambas sob a orientação do professor Alberto Cláudio Amadio. Desde 1999 atua profissionalmente na USP, no curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina. Em 2009, apresentou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) a tese de livre-docência.

  1. Karina Ramalho Bortoluci – PQ 1DImunologia – UNIFESP/SP

    Nasceu em São Paulo/SP em 6 de junho de 1974. Fez graduação em Ciências Biológicas no Instituto Mackenzie e colou grau em 1995. No ano de 1999, foi aceita como aluna do doutorado em Imunologia da Universidade de São (USP), defendendo sua tese de doutoramento em 2003, sob a orientação da professora Maria Regina D´Império Lima. No mesmo ano, foi aceita para um pós-doutorado na própria USP que só terminou em 2005. Em 2008, entra como docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, em 2013, apresentou uma tese de livre-docência nessa Universidade.

  1. Maria Martha Campos – PQ 1CFarmacologia – PUC/RS

    Nasceu em Criciúma, no estado de Santa Catarina, em 25 de fevereiro de 1974. Graduou-se em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1994, e no ano seguinte ingressou na pós-graduação de Farmacologia da UFSC. Defendeu a dissertação de mestrado em 1997, sob a orientação do Professor João Batista Calixto que também a orientou no doutorado, defendido em 2001. Fez um pós-doutorado no Canadá, na Universidade de Montreal, e outro na própria UFSC. Em 2006, foi trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde permanece até os dias atuais.

  1. Mariana de Mattos Vieira Mello Souza – PQ 1DEngenharia Química – UFRJ/RJ

    Nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ em 29 de junho de 1975. Foi a primeira colocada no vestibular de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano de 1993. Em 1998, ingressou imediatamente no doutorado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e, em 2001, defendeu sua tese. Primeiramente foi professora colaboradora dessa mesma instituição e, em 2003 tornou-se docente da Escola de Química. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Coordenadora do Laboratório de Tecnologias do Hidrogênio.

  1. Mariana Pires de Campos Telles – PQ 1DCiências Ambientais – UFG/GO

    Mariana Pires de Campos Telles nasceu em Goiânia, GO, em 12 de julho de 1974. Hoje, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, a mesma instituição onde fez toda a sua formação. Cursou a graduação em Ciências Biológicas no período de 1994 a 1997 e o mestrado em Agronomia, de 1998 a 2000. O doutorado foi em Ciências Ambientais, de 2002 a 2005, sob a orientação do professor Rogério Pereira Bastos. Em 2009, fez um pós-doutorado na Universidade Católica de Brasília, UCB/DF.

  1. Roberta Oliveira Parreiras – PQ 1DEngenharia de Produção – PUC/MG

    Roberta Oliveira Parreiras nasceu em Belo Horizonte/ MG no dia 4 de outubro de 1978. Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2002, e passou de imediato para o doutorado na mesma área e instituição, sob a orientação do Professor João Antônio de Vasconcelos, defendendo a tese em 2006. No ano seguinte, fez um pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é pesquisadora da Advanced System Optimization Technologies, e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  1. Solange Binotto Fagan – PQ 1DFísica -UNIFRA/RS

    Nascida em Ivorá-RS, em 14 de dezembro de 1976, Solange Binotto Fagan é atualmente Professora Adjunta do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIFRA. Sua formação é em Física, pela Universidade Federal de Santa Maria ¿ UFSM, onde completou a graduação em 1998, o mestrado em 2000 e o doutorado em 2003, sob a orientação do Professor Ronaldo Mota. Sua carreira de docente começou como professora visitante na Universidade Federal do Ceará, em 2003, e no ano seguinte, integra o quadro docente da UNIFRA.

  1. Sueli Rodrigues – PQ 1DCiência e Tecnologia de Alimentos – UFC/CE

    Sueli Rodrigues nasceu em 10 de maio de 1974, em Catanduva, São Paulo. Fez o curso técnico/profissionalizante em Química e toda sua formação em Engenharia Química, pela Universidade Estadual de Campinas. Completou a graduação em 1998, o mestrado em 2000 e o doutorado em 2003. Durante o doutorado, participou do Programa de Doutoramento com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Iowa Sate Universty, ISU, Estados Unidos. Fez pós-doutorado em engenharia de alimentos na Universitat Politècnica de València, em 2013/2014. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará.

  1. Tiana Kohlsdorf – PQ 1DGenética – USP/SP

    Tiana Kohlsdorf nasceu em Brasília/DF em 6 de setembro de 1975. Concluiu a graduação na Universidade de Brasília, em 1997, em Ciências Biológicas, e o mestrado e o doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo, em 2001 e 2003, respectivamente. No doutorado, fez um período sanduíche na Universidade de Harvard (EUA). Fez um pós-doutorado na Universidade de Yale, também nos EUA, de 2004-2006. Atualmente ocupa cargo de Professor Associado (Livre-docente) junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

  1. Vanessa Costhek Abílio – PQ 1DFarmacologia – UNIFESP/SP

    Nascida em São Paulo, capital, em 08 de fevereiro de 1974, Vanessa Costhek Abílio fez toda a sua formação pela Universidade Federal de São Paulo. Completou a graduação em Biomedicina em 1995, o mestrado em Farmacologia em 1998 e o doutorado em 2003, também em Farmacologia, sob a orientação do Professor Roberto Frussa Filho. Fez pós-doutorado pela University of Chicago em 2009. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP, integrando o quadro de docentes desde 2006.

  1. Vanessa Pinho da Silva – PQ 1DFarmacologia – UFMG/MG

    Nascida em Lorena, SP, em 22 de fevereiro de 1974, concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1997. Cursou o mestrado e o doutorado, também na UFMG, em Bioquímica e Imunologia, em 2000 e 2005, respectivamente. Fez pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia – Departamento de Bioquímica e Imunologia-ICB-UFMG e participou do programa de pós-doutorado-PRODOC (CAPES) no Departamento de Morfologia dessa mesma instituição de ensino. Ingressou como docente na UFMG em 2006 e, atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Referência: http://www.cnpq.br/web/guest/jovens-pesquisadoras
Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit