Terapia Ocupacional

CoC Projeto Político Pedagógico | Estrutura Curricular | Calendários | Roteiro de Aulas

O que é a profissão?

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais  apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e participação na vida social (FMUSP, 1997).

A Terapia Ocupacional utiliza como instrumento de trabalho a ATIVIDADE, tendo como significado o fazer (ocupação) do homem em sua vida cotidiana e nas suas relações com o ambiente.

A intervenção do terapeuta ocupacional se dá através das atividades como recurso terapêutico, previamente analisadas, de acordo com a necessidade de cada indivíduo, podendo ser  individuais ou grupais (oficinas terapêutica, profissionalizantes, educativas, grupos de humanização, etc.).

Onde atua o Terapeuta Ocupacional?

  • Hospitais gerais e especializados;
  • Centros e Clinicas de reabilitação;
  • Centro de Saúde-escola;
  • Unidades de Saúde da Família, UBS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
  • Instituições para o cuidado de pessoas com transtorno mental: Centro e Núcleo de Atenção Psicossocial (CAPS e NAPS), Hospitais – Dia, residências terapêuticas;
  • Instituições geriátricas e centros de convivência gerontológico;
  • Serviços de atenção domiciliária e home-care
  • Escolas de ensino regular e escolas especializadas, creches;
  • Programas de inclusão social;
  • Fundações e em projetos de reeducação social;
  • Programas de liberdade assistida, casa-abrigo, sistemas prisionais;
  • Projetos sociais e organizações não-governamentais (ONGs): associação comunitária, associação de bairro, centros de convivência;
  • Cooperativas de trabalho, grupos de geração de renda;
  • Centro de referência em saúde do trabalhador (CEREST), empresas;
  • Instituições de ensino superior;
  • Atividades de assessoria e consultoria
  • Atividades de pesquisa

O Curso de Terapia Ocupacional da FMRP-USP

Foi implantado em 2002 e está distribuído em 5 anos, no período Vespertino/Noturno, sendo que o 1º. e 2º.  anos iniciam às 16:30hs; o 3º. e 4ºanos iniciam às 14hs e o 5º ano é em período integral.

A primeira turma foi formada em 2006.Oferece anualmente 20 vagas no vestibular.O curso de Terapia Ocupacional forma o profissional capacitado para entender os aspectos bio-psico-sócio-culturais do homem e fazer uso específico de diversas modalidades de atividade humana, tais como teatro, música, dança, artes plásticas, artesanato, jogos e brinquedos, trabalho profissional e auto-cuidado, além de fazer uso de técnicas específicas como a prescrição e  confecção de  tecnologia assistiva entre outros, com o propósito de manter, promover e recuperar a saúde.

O curso prepara o profissional para, por meio da relação entre terapeuta, paciente e atividade, levar o indivíduo a encontrar formas mais gratificantes de vida, seja nos pequenos grupos, seja na sociedade em geral.

O curso desenvolve atividades teóricas e práticas que têm o objetivo de desenvolver novos conhecimentos construídos na relação professor/estudante, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A proposta curricular compreende etapas de formação geral de profissional da saúde, de formação especializada e de aprendizado profissionalizante.

A primeira etapa, o ciclo básico, transcorre nos dois primeiros anos e tem estrutura comum a outros cursos de graduação voltados para a Saúde Humana. As disciplinas deste ciclo apresentam os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. Contemplando, ainda, os conteúdos onde se inclui a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, de desenvolvimentos comportamentais, psicológicos, éticos e legais, e a comunicação nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença, e ao conhecimento das atividades e recursos terapêuticos, bem como, dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional.

No 3º e 4º anos predominam as disciplinas específicas teórico e práticas que visam o ensino de técnicas da Terapia Ocupacional onde o aluno aprende a utilizar o raciocínio terapêutico ocupacional para relacionar a problemática específica da população com a qual trabalhará. No último ano o aluno desenvolverá atividades de estágios profissionalizantes nos diferentes níveis de atenção à saúde, sejam eles programas de proteção, promoção, recuperação da saúde ou programas de promoção e inclusão social, educação, habilitação e reabilitação, nos diferentes equipamentos sociais e de saúde, seja no Hospital das Clínicas, nas unidades básicas de saúde, nas comunidades, instituições em regime aberto ou fechado, centros de referência, convivência e de reabilitação, cooperativas, oficinas, instituições abrigadas e empresas, dentre outras.

Contato

e-mail: curso_to@rnp.fmrp.usp.br telefone: (16) 3315 4694

  1. (campo obrigatório)
  2. (informe um e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)
  4. (campo obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit