Nutrição e Metabolismo

CoC | Projeto Político Pedagógico Estrutura Curricular | Calendários | Roteiro de Aulas

A profissão de Nutricionista

O nutricionista é um profissional da área da saúde que atua na alimentação e nutrição de indivíduos sadios e doentes, promovendo, mantendo ou recuperando a saúde. Entre suas áreas de atuação, destacam-se: Nutrição Clínica, Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição e Nutrição em Saúde Pública.

Nas unidades de alimentação e nutrição, o profissional exerce função administrativa, com atribuições relacionadas ao planejamento, organização, supervisão e avaliação da produção e distribuição das refeições, garantindo a qualidade do processo de produção e da alimentação em programas de nutrição em empresas, indústrias, restaurantes, escolas e hospitais.

Na área de saúde pública, ele integra equipes multiprofissionais de programas governamentais e de centros de saúde, atua na avaliação da situação alimentar e nutricional em coletividades, planejamento e implantação de intervenções, buscando sanar carências nutricionais e desnutrição, prevenir e tratar doenças crônicas, como a obesidade e doenças associadas a ela. Pode também trabalhar em equipes responsáveis pela alimentação escolar.

Na atuação clínica, o nutricionista participa da equipe de cuidado ao paciente e se utiliza de conhecimentos sobre propriedades de alimentos e suas potencialidades nutricionais para, por meio de modificações dietéticas, atenderem as necessidades nutricionais do paciente segundo seu quadro metabólico, mantendo ou recuperando a saúde. A dietoterapia é hoje reconhecida como tratamento auxiliar importante em várias doenças, principalmente pela desnutrição hospitalar estar claramente associada a maior morbimortalidade. É crescente o campo de trabalho do nutricionista e outras áreas se mostram promissoras, como é o caso das áreas de marketing e de nutrição para atletas.

O Curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

O Curso de Nutrição e Metabolismo segue a vocação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto na formação de profissionais altamente treinados para o atendimento dos problemas de saúde, das pessoas e da comunidade. A Faculdade, seu Hospital das Clínicas e instituições conveniadas reúnem excelentes condições para a formação de profissionais em Nutrição Clínica, fato considerado no projeto pedagógico do curso e que tem impacto favorável no perfil dos egressos.

O curso é período integral, com cinco anos de duração, dividido em três blocos: básico, intermediário e de aplicação. O bloco básico (propedêutico) é constituído por disciplinas introdutórias, necessárias para embasar o aprendizado específico, relacionadas ao estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano, no que tange à sua forma e funções. Inclui também conteúdos importantes à compreensão da saúde e da doença e do relacionamento humano, algumas já abordando temas de nutrição e nutrientes. O bloco intermediário, quarto ao oitavo semestre, é voltado ao ensino de propriedades nutricionais e transformações dos alimentos; interação do alimento com o corpo humano nos diferentes ciclos da vida, na atividade física, na promoção da saúde e prevenção e tratamento de doenças, tanto no âmbito individual quanto coletivo; e administração de unidades de produção de refeições. O último bloco, o de aplicação, consiste em aprendizado prático em serviço, por meio de estágios supervisionados no Complexo HCFMRP-USP/FMRP-USP/FAEPA e em serviços de saúde e de alimentação e nutrição vinculados à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Os estágios são divididos em três grandes áreas da Nutrição: Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Pública e Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição, que ocorrem ao longo do último ano do curso.

            A capacitação técnica e a aquisição de habilidades em Nutrição e Metabolismo demanda do aluno o entendimento de uma visão ampla de alimentação, que considera além de aspectos nutricionais do alimento e de sua relação com a saúde, as influências objetivas e simbólicas que emergem dos aspectos socioculturais, econômicos e psicológicos envolvidos no papel da alimentação na vida social. O objetivo do Curso de Nutrição e Metabolismo é formar o nutricionista com sólida base científica, postura ética e humanitária, e capacitado para atuar em equipes multiprofissionais.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

  1. (campo obrigatório)
  2. (informe um e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)
  4. (campo obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit