Informática Biomédica

CoC | Projeto Político Pedagógico | Estrutura Curricular | Calendários | Roteiro de Aulas

O que é a profissão?

A área de Informática Biomédica é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de sistemas computacionais voltados às aplicações em biociências. Esta área atende uma demanda crescente do mercado relacionado à informatização da área de biociências, correspondente a um amplo espectro de atividades, que inclui desde a participação ativa em pesquisa médica e biológica, até atividades em empresas farmacêuticas, de biotecnologia, de equipamentos médicos, em hospitais, laboratórios de diagnóstico, bem como em vários setores de gerenciamento e execução de políticas públicas de saúde.

O informata biomédico:

O profissional em Informática Biomédica é capaz de analisar, projetar e implementar soluções computacionais aplicadas às ciências da vida, especialmente Medicina e Biologia. O egresso atua no estabelecimento da comunicação apropriada entre as áreas de biociências e computação, de forma a permitir a compreensão dos problemas apresentados por profissionais da saúde, visando sua modelagem computacional.

Para tanto, o profissional em Informática Biomédica deve compreender conceitos e processos das Biociências e das Ciências da Computação para desenvolver sistemas computacionais de análise de dados e de apoio à decisão no âmbito dos sistemas e processos de biociências, o que requer domínio deste profissional em diferentes linguagens e paradigmas de programação. O egresso também é capaz de diagnosticar problemas e necessidades dos profissionais da área da saúde, propondo soluções computacionais que atendam aos problemas em biociências que envolvam projeto e análise de algoritmos, engenharia de software, bancos de dados, redes de computadores e inteligência artificial. Também atua junto à organização e aperfeiçoamento do sistema de saúde, por meio de recursos das tecnologias da informação e comunicação, nos diferentes níveis de atendimento.

O informata biomédico é um profissional que vem suprir um conjunto de necessidades relevantes, participando ativamente na produção de sistemas informatizados com alto nível de complexidade, aplicados à otimização dos protocolos e processos que caracterizam as peculiaridades dos ambientes de pesquisa, desenvolvimento e aplicação das biociências.

Campos de atuação:

A partir da formação híbrida e sólida em Ciências da Computação e Biociências, o egresso atua em hospitais, centros médicos, órgãos públicos, centros de pesquisa relacionados às biociências e empresas privadas cujo mercado de atuação seja o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Sua atuação compreende atividades tais como planejamento, análise, projeto, implementação e manutenção de sistemas computacionais em saúde, de acordo com normas nacionais e internacionais e os padrões da ética profissional. Também atua no gerenciamento de equipes de desenvolvimento de software, relacionando-se e comunicando-se com clareza com membros de equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, dentistas, dentre outros profissionais de saúde).

O curso de Informática Biomédica na FMRP e FFCLRP:

O Bacharelado em Informática Biomédica, criado em 2003, é o curso de graduação pioneiro no país voltado à formação de profissionais com aptidão interdisciplinar em Computação e Biociências. O caráter interdisciplinar é reforçado por ser ministrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), sendo que o aluno conta com a infraestrutura de ambas as Unidades. Os Departamentos da FMRP são responsáveis pelas disciplinas de conteúdo biológico e médico. O Hospital das Clínicas da FMRP dispõe de serviços médicos visando à formação prática. O Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP é responsável pelas disciplinas de conteúdo de ciências exatas. Em todos esses locais há laboratórios especializados para o desenvolvimento das disciplinas, projetos acadêmicos e orientação em áreas de aplicação.

O curso encontra-se estruturado em três fases distintas:

* Básica, com disciplinas com sólida formação em Ciências da Computação — incluindo Algoritmos, Estruturas de Dados, Teoria da Computação, Engenharia de Software, Bancos de Dados, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística — assim como em Biociências — incluindo Anatomia, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Genética, Fisiologia e Microbiologia.

 

 * Intermediária, as disciplinas de Ciências da Computação e Biociências são relacionadas de forma articulada e integrada, mostrando como os biofenômenos podem ser investigados com modelos e sistemas computacionais em três áreas aplicadas:

 

- Bioinformática: modelagem e simulação de problemas biológicos que envolvam utilização concomitante de grandes volumes de dados (como resultado e objeto de pesquisa em genomas, transcriptomas, proteomas, identificação de genes, análise de redes gênicas, identificação de polimorfismos, entre outras áreas), análise estrutural (modelagem molecular) e modelos biológicos, montagens de genomas, análise de expressão gênica, análise filogenética e predição de estrutura de macromoléculas;
- Sinais e Imagens Médicas: desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão médica, por meio de técnicas voltadas à aquisição, otimização, tratamento e análise de sinais e imagens médicas contendo informações anatômicas ou funcionais como, por exemplo, radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, medicina nuclear e atividade elétrica cerebral e cardíaca;
- Sistemas de Informação e Gestão em Saúde: desenvolvimento de sistemas voltados à organização, gerenciamento e representação de dados clínicos (computação clínica), serviços de informação hospitalar, serviços de saúde, aplicações à epidemiologia e saúde populacional, processo de decisão clínica, fluxo de informações médicas, prontuário médico eletrônico e tecnologia assistiva.

 

* Projeto de Graduação, as disciplinas das fases básica e intermediária são relacionadas de forma articulada e integrada no desenvolvimento de monografia ou estágio supervisionado em projetos nas três áreas de aplicação.

Contato:

Secretaria do Curso de Informática Biomédica

Fones: (16) 3315 0429 e (16) 3315 4599

E-mails: coc-ibm@dcm.ffclrp.usp.br e coc-ibm@fmrp.usp.br

  1. (campo obrigatório)
  2. (informe um e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)
  4. (campo obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit