Fonoaudiologia

COC | Projeto Político PedagógicoEstrutura Curricular | Calendários | Roteiro de Aulas

O que é a profissão?

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, tratamento (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva e vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

O Campo de trabalho

O Campo de trabalho é amplo e envolve os setores públicos e privados e incluem:

- Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família

- Ambulatórios de Especialidades

- Hospitais e Maternidades

- Consultórios e clínicas particulares

- Atendimento Domiciliar

- Asilos e Casas de Saúde

- Creches e Berçários

   - Escolas Regulares e Especiais

   - Instituições de Ensino Superior

   - Empresas e Indústrias

   - Meios de Comunicação (Rádio e Televisão)

O Curso de Fonoaudiologia da FMRP

O Curso, com 30 vagas anuais ocorre no período diurno (integral) e oferece, em quatro anos de duração, uma formação que abrange a capacitação para a investigação científica, para a promoção de saúde e prevenção de patologias da comunicação humana, para a avaliação e  diagnóstico fonoaudiológico, bem como para o planejamento e a condução dos processos clínico-terapêuticos e de reabilitação.

O aspecto multidisciplinar, desde o início do curso de graduação, procura a formação de um profissional capaz de interagir em equipes multiprofissionais, atuando com qualidade, eficiência e resolutividade em todas as áreas de atuação fonoaudiológica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alguns dos cenários de prática (Estágios) incluem a atuação nos Núcleos de Saúde da Família, vinculados ao Centro de Saúde Escola (CSE) da FMRP-USP e em escolas municipais do Distrito Oeste de Ribeirão Preto. Estes núcleos têm o objetivo primário de promover a saúde da comunidade local.

O atendimento clínico-terapêutico é realizado no Centro Integrado de Reabilitação (CIR) do Hospital Estadual de Ribeirão Preto; na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e no Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP), em Ambulatórios Especializados, Enfermarias, Unidade de Emergência, Centro de Reabilitação, Centro Integrado de Estudos das Deformidades da Face, Centro do Respirador Bucal, Centro Especializado de Pesquisa e Reabilitação da Audição e Equilíbrio, Programa de Alta Complexidade em Saúde Auditiva e Programa de Implante Coclear.

O aluno do Curso de Fonoaudiologia da FMRP será um profissional da saúde, generalista, humanista, crítico quanto ao exercício profissional, em consonância com os princípios ético-filosóficos e político, tendo a sua formação com ênfase no campo clínico-terapêutico fonoaudiológico. O Curso oferece uma ampla formação nos estágios curriculares e atuação em todos os níveis de atenção à saúde, nas várias áreas da Fonoaudiologia (audição, voz, linguagem, motricidade orofacial e saúde coletiva). A carga horária total do curso abrange 4.245 horas, sendo 1.275 horas a carga horária total de práticas profissionalizantes supervisionadas.

Contato: Secretaria de Graduação - Eduardo Torquato, tel: (16) 3315 3051

  1. (campo obrigatório)
  2. (informe um e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)
  4. (campo obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit