Ciências Biomédicas

COC | Projeto Político Pedagógico | Estrutura CurricularCalendários | Roteiro de AulasConteúdo da Disciplina

1.  Capacitação profissional e  áreas de atuação

De acordo com a modelagem de sua formação, permitida pela flexibilidade curricular, o Bacharel em Ciências Biomédicas formado pela FMRP-USP poderá atuar: no magistério superior em áreas relacionadas; na investigação científica nas áreas das ciências básicas da saúde, da biotecnologia em saúde e da aplicação clínica; na manipulação de processos na área de biotecnologia em saúde relacionados a demandas de prevenção, diagnóstico e terapêutica; no desenvolvimento de inovações e de criação de ferramentas em biotecnologia para produção de insumos biológicos de interesse para a saúde humana; em assessorias e consultorias relacionadas à sua formação e às suas habilidades. Poderá aprimorar sua formação em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

2.  Mercado de  trabalho

Os locais que demandam profissionais com a formação oferecida pelo curso são instituições de ensino e pesquisa, centros médicos e hospitalares, agências e órgãos governamentais, empresas de processamentos industriais e de serviços relacionados à área da saúde.

3.  Estrutura geral do curso

O currículo, elaborado em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de Ciências Biomédicas, institui um padrão inovador que facilita o aproveitamento da diversidade de potencialidades e expectativas dos ingressantes para compor perfis profissionais diversificados.  O curso baseia-se na inter- e multidisciplinaridade, na flexibilidade curricular, em métodos e cenários de ensino/aprendizagem diversificados, aulas expositivas de curta duração, tempo na grade curricular para estudo e reflexão, interação continua com os docentes, atitude pró-ativa do estudante, atividades didáticas associadas ao processo de produção e aplicação do conhecimento, designação de um tutor acadêmico para cada estudante. O currículo está organizado em duas etapas:

1ª) Núcleo Geral (5 semestres) estruturado em eixos de conhecimentos de ciências biológicas, exatas e humanas integrados em níveis crescentes de complexidade. As disciplinas da área biológica são integradas  rompendo barreiras entre disciplinas tradicionais; o ensino de ciências exatas é contextualizado na análise e compreensão  dos fenômenos biológicos; a interação ciências biológicas-humanas visa a compreensão do contexto sócio-político-cultural em que o egresso exercerá  suas atividades profissionais e dos potenciais conflitos de suas atividades nesse contexto, incluindo aspectos de sustentabilidade ambiental e de natureza ética (no exercício profissional, nas atividades de ensino e pesquisas, no desenvolvimento e na utilização de biotecnologia), e considerando a evolução do conhecimento e do desenvolvimento da Universidade, das políticas de ensino superior, ciência e tecnologia no país; fundamentos de biotecnologia mostram perspectivas de aplicação de conhecimentos das ciências biomédicas em novas fronteiras de atuação profissional na área da saúde.

2ª) Ênfases (3 semestres cada): Ciências Básicas da Saúde Biotecnologia em Saúde. O estudante realiza trabalho de conclusão de curso e opta por disciplinas e/ou estágios na FMRP, em outras instituições acadêmicas no país e no exterior, em órgãos governamentais,  empresas públicas ou privadas. O estudante , ao concluir uma ênfase, poderá realizar a outra, caso deseje.

4.  Curso no contexto da FMRP

A FMRP-USP em 6 décadas de existência desenvolveu o perfil de escola multiprofissional na área da saúde, atuando em ensino de graduação e pós-graduação, em pesquisa e em cultura e extensão de serviços à comunidade.  Ela integra um amplo Complexo de Saúde envolvendo hospitais e serviços complementares, além de órgãos como o Centro de Medicina Legal, o Centro de Saúde Mental, a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto com sua estrutura de manipulação de hemoderivados (uma das principais do gênero no país) e o Polo Tecnológico em Saúde de Ribeirão Preto (em implantação pelo Governo do Estado em parceria com a USP).

A FMRP é reconhecida como um dos principais centros de formação de recursos humanos relacionados com a área da saúde e apresenta intensa atividade de pesquisa em áreas básicas e aplicadas à saúde, situando-se entre as unidades da USP com maior produção científica internacionalizada. Abriga um importante polo de pós-graduação em áreas médicas e biológicas (Pós-Graduação da FMRP) . Seus programas de Mestrado e Doutorado são avaliados entre os melhores do país e vários deles classificados como de nível internacional. Tem fomentado e expandido as atividades para pós-doutoramento em seus laboratórios de pesquisa.  Ela mantém intenso intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa, no país e no exterior, por meio de convênios institucionalizados e por uma complexa rede de contatos individuais de seus docentes. Todos os docentes têm formação  pós-graduada e cerca de 98% deles exercem atividades em tempo integral. Faz parte da política institucional e da tradição da FMRP, que seus docentes realizem estágio fora do país. A maioria dos docentes passou por estes estágios. Os novos docentes estão fazendo, ou são estimulados a fazer esse tipo de estágio.

Os estudantes de graduação tem acesso a diversos programas relacionados ao processo formativo, como iniciação científica, aprendizado em serviços de extensão, intercâmbio internacional, entre outros. Estas atividades são desenvolvidas em um amplo e diversificado conjunto de salas de aulas, laboratórios didáticos, espaços com recursos de informática e suporte didático e laboratórios de pesquisa.  Todos esses cenários de atividades  passam por processo contínuo de renovação e inovação. O estudante tem acesso à Biblioteca Central do Campus Ribeirão Preto-USP, que  mantém um dos maiores acervos de livros e periódicos do país na área biomédica.

A FMRP mantém um Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico aos estudantes, que conta com profissionais na área de psicologia e de pedagogia, além de docentes que formam um grupo consultor de Educação em Saúde.

 

  1. (campo obrigatório)
  2. (informe um e-mail válido)
  3. (campo obrigatório)
  4. (campo obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit