Realizada a primeira etapa do Ciclo de Integração e Atualização em Reabilitação – INTEGRARE 2013.

Integrare1Aconteceu no dia 01º de outubro, no Centro de Convenções Ribeirão Preto, o Integrare, organizado pelo Centro de Reabilitação (CER) do HCFMRP-USP, em parceria com Centro Integrado de Reabilitação (CIR) do Hospital Estadual de Ribeirão Preto “Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli” – HERibeirão e o Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto  – DRS-XIII.

Neste primeiro dia contou com a participação de todos os municípios do Aquífero Guarani, juntamente com suas APAES, além das universidades privadas que são prestadoras de serviços de reabilitação.

Durante o evento foi realizada uma oficina de trabalho, que possibilitou profunda discussão sobre as ofertas e as demandas dos serviços da rede para esta região, além da apresentação dos protocolos clínicos de reabilitação utilizados no Complexo HC.  Participaram 62 profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, além dos gestores.  O objetivo do evento foi alcançado, possibilitando a visualização dos vazios assistenciais na região e despertando nos gestores a necessidade de adequação nos moldes preconizados pelo Ministério da Saúde através da criação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

No próximo dia 08 de outubro, o evento será direcionado para as regiões Vale das Cachoeiras e Horizonte Verde, com o mesmo enfoque. Ao término das oficinas, os resultados serão apresentados aos respectivos Colegiados.

Integrare2

Referência: Centro de Reabilitação do HCFMRP-USP