Professor do Depto. de Genética da FMRP dá ponta pé inicial para a criação de filial latino-americana da comunidade do Bioconductor

biocondutorProfessores brasileiros e norte-americanos deram o ponta pé inicial para a criação da filial latino-americana da comunidade do Bioconductor que já existe nos Estados Unidos para programas e ações conjuntas em Bioinformática.

O professor Houtan Noushmehr, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), em parceria com pesquisadores e profissionais do Brasil e dos Estados Unidos, acaba de anunciar o ponta pé inicial para criação da Fundação Latino Americana do Bioconductor, a FunLAb.

A FunLAb é uma fundação sem fins lucrativos que estabelecerá programas e ações conjuntas entre instituições científicas e acadêmicas em Bioinformática. O objetivo principal de sua criação é desenvolver uma filial latino-americana da Comunidade do Bioconductor (http://bioconductor.org), que já existe nos Estados Unidos.

Além disso, a FunLAb visa promover atividades científicas que ampliem o conhecimento e informações básicas e avançadas sobre o uso da Bionformática, aplicando e desenvolvendo pacotes de softwares de código aberto para serem depositados no repositório do Bioconductor.

A Fundação também pretende cooperar com instituições de pesquisa importantes em toda a América Latina por meio de propostas de concessão compartilhados; patrocinar e promover atividades voltadas para melhorar e treinar biólogos moleculares, cientistas da computação, e estatísticos, a arte de bioinformática; criar um fórum científico online na América Latina para discussões adequadas e avanços de novas ferramentas de bioinformática; e oferecer oportunidades de investigação e formação com parceiros de laboratório na América Latina para estudantes e pós-doutores interessados em genômica e investigação epigenomica.

Além do professor Noushmehr, da FMRP, também participaram da criação da FunLAb os professores Benilton Carvalho, da Unicamp; Martin Morgan, da Fred Hutchinson Cancer Center, Seattle, Estados Unidos; Vincent Carey, da Harvard University e coordenador/fundador do Bioconductor, Estados Unidos; Wilson Araujo Silva Jr., da FMRP e coordenador do Centro de Medicina Genômica do Hospital das Clínicas da FMRP, entre outros.

A FunLAb terá representantes em Ribeirão Preto e Campinas, São Paulo, e em vista de promover a colaboração entre as instituições latino-americanas, a língua oficial da fundação será o inglês. A fundação é aberta a qualquer pessoa de todo o mundo que queira apoiar, promover e fomentar as metas e objetivos propostos pela FunLAb.

O evento que marcará a inauguração oficial da FunLAb será dia 25 de agosto, segunda-feira, às 19h30, Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2331. Nesse dia, seu estatuto será apresentado e discutido e colocado em votação para aprovação.

Mais informações: (16) 99779-2362 / info@lab.foundation ou site: http://lab.foundation/

Portal de Informações da USP – Ribeirão Preto – Por : Breno Berlingeri Campos e Rosemeire Talamone

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit