Professor da FMRP-USP ganha prêmio Jabuti

Hélio Rubens Machado foi contemplado com o livro “Tratado de Neurocirurgia; o Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do País

Prof. HélioO professor e médico da área de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FMRP) Hélio Rubens Machado ganhou o prêmio Jabuti deste ano com o livro “Tratado de Neurocirurgia”, vencedor na categoria Ciências da Saúde.
O Jabuti, criado em 1958, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil.
Segundo o médico contemplado, receber o prêmio foi uma surpresa. “Fique muito feliz com a conquista, pois a gente nunca espera que um médico irá ganhar um prêmio de literatura. Isso mostra que literatura médica no país está cada vez mais desenvolvida”, diz.
Machado comenta ainda que, ao todo, a obra tem 2 mil páginas e contou com 17 editores, to-dos profissionais da área no país. Ele é o único de Ribeirão Preto.
Jabuti
Além de valorizar escritores, o prêmio Jabuti destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.
Ao todo, foram 27 categorias contempladas este ano, sendo que, anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras.
Mais contemplação
Em 1972, Lucília Junqueira de Almeida Prado foi a primeira autora da região de Ribeirão Preto a conquistar o prêmio Jabuti. Ela é autora de 65 livros infantis e juvenis e dez livros de contos. Com “Uma rua como aquela”, marcou a renovação da literatura brasileira destinada a jovens, quando foi contemplada com o prêmio.

Referência: REVIDE – Por Laura Scarpelini – Foto: Arquivo Revide e Divulgação

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit