Profª Drª Belinda Pinto Simões (FMRP-USP) foi destaque na reunião anual da American Society of Hematology

belindaA pesquisadora do CTC (Centro de Terapia Celular) Belinda Pinto Simões foi destaque na reunião anual da American Society of Hematology, realizada de 5 a 8 de dezembro, em Orlando, nos Estados Unidos. Este é o maior congresso do mundo de doenças relacionadas ao sangue.

A professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto teve o trabalho selecionado entre os melhores desta edição. A médica provou que o Transplante de Medula Óssea é o único tratamento curativo para a anemia falciforme.

Dois mil casos acompanhados pela equipe, novecentos apresentaram cura total. As ocorrências foram analisadas em vários países entre os anos de 1991 a 2013.

A Anemia falciforme é a doença genética mais recorrente no Brasil, principalmente em afrodescendentes. O Ministério da Saúde indica que cerca de quatro mil crianças brasileiras nascem por ano com a síndrome, que pode reduzir de vinte e cinco anos a trinta anos a expectativa de vida.

A doença provoca alteração genética na hemoglobina, proteína que dá a cor avermelhada ao sangue e ajuda no transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.

Por isso, os glóbulos vermelhos são defeituosos, têm formato de foice, tornam-se rígidos, entopem os vasos sanguíneos e dificultam a circulação.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit