FMRP sediará dois novos CEPIDs

FMRP sediará dois novos CEPIDs-2No último dia 06 de junho de 2013 foram lançadas oficialmente as atividades dos 17 novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP. Na solenidade que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo foi destacado pelo Diretor Científico da FAPESP Prof. Dr. Carlos Henrique Brito Cruz e pelo Exmo Governador Geraldo Alckmin a importância desses centros para a visibilidade internacional da ciência brasileira e da confiança em seu sucesso. São projetos bem ambiciosos em que a FAPESP apoiará com uma quantia substancial de recursos financeiros, em torno de 760 milhões de reais.

Uma característica importante desses projetos será o tempo para sua execução, 11 anos, algo raro no que diz respeito a financiamentos de pesquisa. Neste tipo de cenário, é possível fazer um planejamento mais adequado o que permite projetos ousados e inovadores que consequentemente devem levar a obtenção de resultados de qualidade. Dentre as características principais dos CEPIDs estão seu caráter multidisciplinar que agregam pesquisadores de várias áreas do conhecimento onde se inserem os projetos, sendo esta condição fundamental para a realização de pesquisa de ponta no contexto atual. Ademais, os CEPIDs contam com uma vocação bem forte no setor de transferência de tecnologias para o setor produtivo, sem se esquecerem da importância da difusão do conhecimento científico pelos meios habituais (Revistas científicas) mas também a difusão de conhecimento para a sociedade por meio de projetos educacionais.

Dos 17 novos CEPIDs, temos o prazer de anunciar que 11 deles são sediados na USP, sendo que dois terão como sede oficial a FMRP. O primeiro deles, e já estabelecido a aproximadamente 12 anos em nossa faculdade, é o Centro de Terapia Celular (CTC). O principal foco desse centro é avançar no entendimento da biologia das células-tronco, desde aspectos básicos dessas células até sua utilização em pesquisas aplicada como seu uso na terapia de diversas doenças. Na coordenação do CTC encontra-se o professor Marco Antônio Zago do Departamento de Clínica Medica e atual Pró-Reitor de Pesquisa da USP. Além do Professor Zago, o CTC contará com a participação de mais 8 pesquisadores principais (6 deles da FMRP), bem como aproximadamente 30 pesquisadores associados de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

O segundo CEPID da FMRP será o Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID). O CRID tem como objetivo principal investigar os processos fisiopatológicos envolvidos nas doenças inflamatórias desde a utilização de modelos experimentais à amostras de pacientes, e, baseado nesses mecanismos desenvolver novos protótipos de fármacos. O CRID tem em sua coordenação o Professor Fernando Queiroz Cunha do Departamento de Farmacologia e atual Presidente do Comissão de Pesquisa da FMRP. Ainda em sua estrutura o CRID também contará com 8 pesquisadores principais (7 deles da FMRP), bem como mais de 15 pesquisadores associados de varias instituições de pesquisa.

Finalizamos esta matéria parabenizando todos os responsáveis pelos CEPIDs da FMRP que com certeza engrandecem nossa faculdade, desejando-lhe todo sucesso possível.

A Solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo e contou com na presença do Diretor Científico da FAPESP, Prof. Dr. Carlos Henrique Brito Cruz, e Governador do estado, Geraldo Alckmin.

FMRP sediará dois novos CEPIDs

Solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo em junho.

 

Referência: Prof. Dr. Thiago Mattar Cunha

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit