Prof. Benedito Carlos Maciel é o novo Superintendente do Hospital das Clínicas

IMG_3169

Tomou posse no cargo de superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em 24 de março, o professor Benedito Carlos Maciel, atual professor titular da Divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica, da FMRP.

Graduado em medicina pela FMRP na turma de 1974, Maciel realizou sua pós-graduação, mestrado e doutorado, pela mesma FMRP e pós-doutoramento pela Universidade da Califórnia, San Diego, EUA. Ao lado das atividades de docente, desenvolve pesquisa e assistência, principalmente nas dependências de laboratórios e ambulatórios do HC-FMRP. Atualmente, coordena o Laboratório de Doppler ecocardiografia do Hospital das Clínicas e realiza atividades de pesquisa, envolvendo principalmente técnicas Doppler ecocardiográficas, com ênfase no estudo de funções cardíacas em condições clínicas e modelos experimentais, incluindo: doença de Chagas, infarto agudo do miocárdio, doenças da tireóide, cardiotoxicidade por doxorrubicina e febre reumática aguda.

Além da formação acadêmica na área médica, Maciel possui MBA em Gestão de Organizações de Saúde, conferido pela Fundação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.  Ocupou diversos cargos de direção dentro da USP e do HCFMRP e foi membro de conselhos curadores de Hospitais, Fundações e da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Entre os cargos diretivos, destaca-se o de diretor da FMRP entre março de 2009 e março de 2013.

Professor Maciel ocupará o lugar do professor Marcos Felipe Silva de Sá. A solenidade de posse aconteceu às 17 horas no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, campus da USP em Ribeirão Preto.

Assista a solenidade de posse do Prof. Maciel no nosso canal no Youtube:

Referência: Portal de Informações da USP/Ribeirão Preto - Por: Rita Stella – Fotos – Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP