Prof. Benedito Carlos Maciel é designado Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do HCFMRPUSP

Prof. MacielO Departamento de Atenção à Saúde do HCFMRP-USP foi criado com a finalidade de reestruturar as atividades assistenciais que estão subordinadas, diretamente, à Superintendência e tem como atribuições  coordenar, orientar e supervisionar as atividades das unidades médicas e de apoio que lhes são subordinadas, zelando pelo entrosamento e bom andamento dos serviços, com a finalidade de promover a atenção integral dos pacientes.

Compete ao Diretor do Departamento de Atenção à Saúde coordenar, orientar e supervisionar as atividades técnicas e administrativas das unidades subordinadas;  propor, ao Superintendente,  programas e projetos,  em consonância com as diretrizes institucionais; executar os programas dentro dos prazos estabelecidos; analisar os relatórios das unidades sob sua subordinação; decidir sobre as proposições encaminhadas pelos dirigentes das unidades subordinadas; responder, conclusivamente, às consultas formuladas sobre assuntos de sua competência; submeter à aprovação do Superintendente a indicação de funcionários para responder, em confiança, por unidades sob sua subordinação; controlar a frequência de todos os funcionários que atuam no seu Departamento; cumprir e fazer cumprir a legislação, os regulamentos e as decisões e os prazos para o desenvolvimento dos trabalhos; transmitir aos funcionários das unidades subordinadas as diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos trabalhos; promover o inter-relacionamento das unidades, mantendo o ambiente propício ao bom desempenho das atividades; avaliar o desempenho das unidades subordinadas, opinando, propondo medidas para o aprimoramento dos serviços, respondendo, inclusive, pelos resultados alcançados, bem como pela adequação do sistema de controle de custos, dentro das normas estabelecidas pelo Hospital; manter o Superintendente permanentemente informado sobre o andamento das atividades das unidades sob sua subordinação; indicar seu substituto, observados os requisitos de qualificação inerentes à função; substituir o Superintendente nos impedimentos legais e temporários, representando-o, inclusive, em reuniões e eventos por ele solicitado e participar, na qualidade de convidado, das reuniões do Conselho Deliberativo, da COREME e de outros Colegiados.

Estão subordinadas ao Departamento de Atenção à Saúde as seguintes áreas:

I – Assistência Técnica

II – Comissões:

II.1 -  Análise de Prontuários e Óbitos

II.2 -  Residência Médica

II.3 – Farmácia Terapêutica

III – Grupos, em nível de Serviço:

III.1 – Grupo de Cuidados Paliativos

III.2 – Grupo Executivo de Convênios – GECON

III.3 – SEAVIDAS – Serviço de Violência Doméstica e Agressão Sexual

IV – Divisão de Internação

IV.1 – Serviço de Psicologia Médica e Psiquiatria

IV.2 – Serviço de Neurologia

IV.3 – Serviço de Clínica Médica

IV.3.1 – Centro de Transplantes de Medula Óssea

IV.3.2 – Unid. Espec. de Tratamento de Doenças Infecciosas – U.E.T.D.I.

IV.4 – Serviço de Oncologia Clínica

VI.7 – Divisão de Enfermagem

VI.8 – Divisão de Assistência Farmacêutica

VI.9 – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar