Pesquisa da FMRP-USP aponta que a inibição de enzima produzida pelo organismo pode reduzir em até 50% a mortalidade por sepse

sepse-300x259Pesquisadores da USP descobriram que a inibição de uma enzima produzida pelo organismo, a chamada tioredoxina redutase (TrxR-1, sigla em inglês), pode combater a inflamação e reduzir em até 50% a mortalidade por sepse (manifestações graves produzidas por infecção). Estudos com camundongos indicam que dois medicamentos capazes de inibir a enzima TrxR-1 – já disponíveis no mercado para outros fins – são eficazes para reduzir a inflamação e a mortalidade de pacientes sépticos (Imagem: Microscopia confocal de leucócito durante testes in vitro )

Silvia Cellone Trevelin, nos estudos de sua tese de doutorado, verificou que dois medicamentos que possuem essa atividade de inibir a TrxR-1 e já estão no mercado para tratar outras doenças, o auranofin e o carbonato de lantânio, aumentaram a sobrevida de camundongos com sepse.

A pesquisa foi orientada pelos professores Fernando de Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e Lucia Rossetti Lopes, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Segundo os pesquisadores, os resultados indicam que a enzima tioredoxina redutase pode ser um novo alvo terapêutico no tratamento da sepse. Mas ainda precisam ser testados em humanos.

De acordo com o professor Cunha, já estão conversando com laboratórios farmacêuticos para tentar viabilizar os testes em pacientes com sepse. “Dados de experimentos feitos in vitro sugerem ainda que a estratégia pode ser interessante também no tratamento da doença granulomatosa crônica (DGC), um defeito genético que impede o organismo de produzir radicais livres de oxigênio que são importantes para combater infecções”, contou o pesquisador.

Os resultados desse estudo foram publicados em outubro na revista Scientific Reports.

Mais informações: 16 3315.3324

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto – Por: Informações da Agência Fapesp

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit