Inscrições abertas para curso on-line e gratuito sobre a medicina sanitarista no Brasil

Evento busca refletir sobre os problemas que envolvem a saúde pública brasileira; podem participar estudantes do ensino médio, comunidade universitária e interessados no assunto

Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para o curso on-line Oswaldo Cruz na Amazônia: A evolução, os desafios e as perspectivas da medicina sanitarista no Brasil. O evento, que será realizado nos dias 22 e 23 de abril, é gratuito e voltado para estudantes do ensino médio, comunidade universitária e interessados no assunto. As inscrições devem ser feitas neste link.

O objetivo do curso é refletir sobre problemas perenes da saúde pública brasileira, exemplificados pelas endemias de malária e febre amarela na região amazônica. O cronograma foi elaborado sob a perspectiva da viagem realizada por Oswaldo Cruz à Amazônia no início do século XX, sendo dividida em dois momentos: apresentação de um documentário que resgata a visita e traça um paralelo com o Brasil do início do século XXI; e discussão sobre duas décadas adiante e no momento da pandemia de covid-19.

Entre os participantes do evento está o professor Amaury Lelis dal Fabbro, doutor em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP além de Marcos Fagner de Almeida Marques, historiador e doutor em Educação em História; e Marcelo Aranha Camargo, médico e mestre em Microbiologia e Imunologia.

O evento é promovido por alunos e pelo professor Luiz Ricardo Orsini Tosi, todos da FMRP.

Mais informações: Instagram ou ocamazonia2020@gmail.com